Lua pode ter protegido a Terra do Sol no início do planeta, diz estudo

0

Durante a sua formação, a Terra era completamente inóspita e vários fatores atrapalhavam sua estabilidade.

A Lua pode ter sido uma grande ajuda nisso, colaborando para que a Terra conseguisse manter sua atmosfera relativamente intacta, mesmo com tantos impactos de asteroides e meteoritos e com um Sol bem mais jovem e mais selvagem do que o que temos hoje.

Tudo isso começou há cerca de 4,5 bilhões de anos, enquanto o Sistema Solar ainda estava em formação. Naquela época, a Terra ainda era um lugar quente e frequentemente bombardeado por asteroides e outros objetos, e o Sol também não era o mesmo.

Mais jovem, a nossa estrela era menos quente do que hoje, mas também mais instável, com ventos sendo emitidos com muito mais violência.

Isso teria sido um problema para a Terra, já que esses ventos carregados de radiação poderiam desestabilizar a atmosfera e impedir o surgimento de vida nos próximos milhões de anos.

Felizmente, 500 milhões de anos depois a Lua surgiu e tudo indica que o campo magnético do satélite foi de extrema importância para que os ventos solares não varressem a atmosfera do planeta.

Falar em campo magnético da Lua hoje pode parecer uma loucura, mas desde os anos 70, sabe-se que o nosso satélite já teve um campo magnético, até cerca de 1 a 2,5 bilhões de anos atrás.

Parece que devemos muito mais a ela do que o belo visual noturno que nos proporciona tantas vezes.

A formação da Lua

Existem várias propostas de teorias para a formação da Lua, mas a mais provável data de 4 bilhões de anos, quando o Sistema Solar ainda jovem passava por um período chamado de Grande Bombardeio Tardio.

Nessa época, a Terra e os outros planetas sofriam grandes quantidades de impactos.

Um desses impactos teria sido causado por um objeto chamado de Theia, com o tamanho próximo ao de Marte, que atingiu a Terra.

O resultado foi um “esfarelamento” do trecho atingido, que acabou se unindo devido a forças magnéticas e formou a Lua.

No início, o satélite era bem mais quente e provavelmente tinha um núcleo parecido com o da Terra, formado por ferro derretido, o que proporcionaria um campo magnético.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com