Astrônomos descobrem a maior colisão de buracos negros já vista

0

Se um buraco negro já é um fenômeno de proporções épicas, como seria uma colisão de buracos negros?

Cientistas detectaram a maior delas recentemente, em um evento de proporções realmente grandes, até mesmo para os padrões astronômicos.

O resultado disso foi uma fusão, que criou uma singularidade ainda maior do que as duas que se chocaram inicialmente.

Os buracos negros que se chocaram tinham, respectivamente,  66 e 85 vezes a massa do nosso Sol, números que são considerados bem pequenos quando falamos de buracos negros.

Eles foram se aproximando e girando um ao redor do outro até a colisão, que espalhou ondas de choque que poderiam ser medidas em todo o universo observável. Isso criou um novo buraco negro, com 142 vezes a massa do Sol.

O único detalhe é que, embora a descoberta seja recente, tendo sido publicada em revistas científicas no último dia 2 de setembro, a colisão dos buracos negros é consideravelmente mais antiga.

Ela aconteceu há cerca de 7 bilhões de anos, mas as ondas gravitacionais do choque só chegaram até aqui agora, possibilitando que os astrônomos pudessem reconhecer o evento.

Além disso, o “novo” buraco negro, que resultou do impacto entre os dois antigos, possui uma grande importância para os astrônomos exatamente por causa de sua massa.

Ele pode ajudar a entender como as singularidades nascem ou são criadas a partir de fenômenos como esse.

Tamanho médio

A grande maioria dos buracos negros observados pelos cientistas até hoje ou é muito pequena, como os dois que se chocaram, ou muito grande, como nas singularidades chamadas de supermassivas.

Eles possuem milhões de vezes a massa do Sol e geralmente são encontrados no centro das galáxias. No entanto, são raros os de tamanho intermediário.

Algumas teorias dizem que os supermassivos se formam a partir de várias fusões de buracos negros menores, mas sendo assim, deveria existir muitos de tamanho intermediário, que ainda estariam crescendo.

Como isso não acontece, a descoberta de um raro buraco negro de tamanho médio pode ser a peça que falta nesse quebra-cabeça.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com