O mapa-múndi que você conhece está errado; saiba por quê

0

O mapa-mundi é uma das imagens mais conhecidas do mundo e é bem possível que muita gente consiga esboça-lo de cabeça. Mas ele está errado. O mapa como o conhecemos foi criado em 1559, por um geógrafo belga chamado Gerhard Kremer, mais conhecido como Mercator. A Projeção de Mercator tem grande importância histórica e didática, mas proporção não é o seu forte.

Ao contrário do que alguns acreditam, a Terra é uma esfera. Por isso, é impossível representá-la de forma plana sem algumas distorções. É exatamente esse o problema com o mapa-múndi de Mercator. Ele é imaginado como se a Terra fosse um cilindro e isso faz com que os países que ficam mais distantes do Equador pareçam muito maiores do que realmente são.

A ideia de Mercator era preservar os contornos das massas de terra e água, por isso ele foi tão importante para a educação, mas com isso, as distorções são inevitáveis. Em um mapa de Mercator, a ilha da Groenlândia, comunidade autônoma que pertence à Dinamarca, parece ter o dobro do tamanho do Brasil. Acontece que, na realidade, ela tem apenas 2.1 milhões de quilômetros quadrados de extensão, contra 8,5 milhões de quilômetros quadrados do Brasil.

Existem vários tipos de projeções de mapa, cada uma com suas particularidades, mas todas elas sem exceção, possuem alguma variação de proporção que pode nos forçar a ter uma ideia errada do tamanho dos países.

Consertando

O grande problema com os mapas é que existem três itens que são impossíveis de serem preservados em uma projeção. São eles: área, ângulo e distância entre os territórios. Em qualquer representação, pelo menos um desses três terá que ser alterado, tornando tudo isso bem complicado.

Veja também:   Oxigênio em excesso matou seres vivos na Terra, revelam estudos

Felizmente, a tecnologia pode ajudar. No site The True Size, é possível comparar a área de vários países colocando-os lado a lado, na mesma latitude. Dessa forma, é possível ter uma noção melhor dos tamanhos e descobrimos coisas interessantes.

A Rússia, por exemplo, maior país do mundo em área, não é o monstro que estamos acostumados a ver no mapa-múndi. Ela é sim enorme, mas apenas duas vezes maior do que o nosso país.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com