Cientistas da Nasa acreditam que podem tornar Marte um planeta ‘verde’

0

Marte é conhecido principalmente como o “planeta vermelho”, mas a intenção de alguns cientistas da Nasa, segundo estudo, é torna-lo “verde”.

Isso significa que existe a intenção de transformar o planeta vizinho em um produtor de alimentos, levando em conta nutrientes e propriedades de seu solo, que ainda não são totalmente conhecidas por nós apesar de tantos anos de pesquisa.

O estudo dá os primeiros passos no que seria um processo de terraformação de Marte, voltada para a agricultura, embora isso esteja, de fato, muito longe de acontecer.

Introduzir um solo mais fértil no planeta vermelho certamente alteraria muito sua estrutura e poderia transformá-lo no planeta verde que alguns cientistas pretendem, além de ajudar a alimentar a Terra.

O solo de Marte contém minerais como ferro, potássio, cálcio e magnésio, que ajudariam no crescimento de vida orgânica, mas a camada mais externa está extremamente oxidada, o que torna a tarefa quase impossível.

É preciso levar em conta também as condições atmosférias do planeta vermelho, que não são nada amigáveis com plantas, que dependem de fotossíntese para se alimentar.

“O solo em Marte é conhecido por conter a maioria dos nutrientes essenciais do planeta, mas muitas questões sobre os benefícios (bioavaliabilidade dos nutrientes presentes) e limitações (quantidade de toxinas) do solo marciano como meio de crescimento para plantas permanecem sem resposta”, diz um artigo publicado pelos cientistas na revista Icarus.

Colonização

Poder usar o solo marciano para cultivo de plantas e alimentos certamente seria um passo de grande importância para uma futura colonização do planeta vermelho.

No momento, embora os cientistas já estejam estudando o solo e pensando nessa possibilidade, o foco é na viagem daqui até lá, já que nenhum humano ate o momento esteve na superfície de Marte.

Isso deve acontecer ainda na década atual, mas estamos falando de um avanço científico e tecnológico que deve demorar ainda muitos anos para se completar.

De qualquer forma, Marte é a fronteira mais próxima do Sistema Solar e já estamos trabalhando em cruzá-la.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com