Vídeos com retirada de cera do ouvido estão na moda, mas prática é perigosa

0

A mais nova moda bizarra da internet são os vídeos de pessoas tirando quantidades enormes de cera do ouvido. Mas os médicos alertam, a cera deve ser deixada lá e sua remoção pode causar problemas.

O doutor Seth R. Schwarz é médico especialista em saúde pública e membro da Academia Americana de Otorrinolaringologia. Segundo ele, “há muitas coisas que deveriam parar de ser feitas imediatamente para prevenir danos aos ouvidos”.

Sobre a remoção da cera, Schwartz explica: “Há uma inclinação das pessoas de quererem limpar o ouvido porque eles acreditam que a cera é um indicador de falta de asseio. Essa desinformação leva a hábitos inseguros de saúde”. Ele acaba de publicar um guia de boas práticas em relação aos ouvidos.

A cera do ouvido existe com a função de lubrificar, limpar e proteger os ouvidos contra partículas como poeira e outros. Ela é removida naturalmente pelos movimentos do rosto e o crescimento da pele dentro do ouvido, bastando que a área seja lavada durante o banho.

Os especialistas afirmam que uma porcentagem baixa da população pode sofrer problemas na produção da cera do ouvido e deve remover o excesso, mas sempre com a ajuda de um médico.

Schwartz alerta que cotonetes e outros objetos introduzidos no ouvido podem, ao invés de retirar a cera, empurrá-la mais para dentro, além de causar outros problemas “Qualquer coisa que caiba no ouvido pode machucar seriamente o tímpano e o canal auditivo, com potencial de dano temporário ou permanente”, ele afirma.

Cera do ouvido, cravos, espinhas e outras coisas nojentas

Não é de hoje que fazem sucesso na internet coisas de gosto duvidoso. Na área médica, são comuns os perfis do Instagram ou canais do YouTube que exibem desde remoção de cravos e espinhas, até cirurgias e fraturas expostas regadas a muito sangue.

Em alguns casos, as imagens são postadas pelos próprios médicos e outros profissionais da área da saúde e possuem um grande público, composto por estudantes ou pessoas que se interessam por medicina.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com