Megalodon: os tubarões gigantes da pré-história ainda existem?

0

Se hoje temos tubarões gigantes e assustadores nos oceanos, na pré-história eles eram ainda maiores e ainda mais perigosos. Mas será que o megalodon, maior espécie de tubarão que já viveu, ainda pode ser encontrado nos dias de hoje? A ciência diz que não, mas algumas pessoas juram já terem visto tubarões de tamanho completamente fora do comum.

O Carcharocles megalodon viveu entre 23 e 2,6 milhões de anos atrás. Tinha várias similaridades com o tubarão branco, sendo a maior diferença o tamanho. Enquanto a maior espécie atual, o tubarão baleia, alcança no máximo 10 metros de comprimento, o megalodon podia atingir até 20 metros, embora alguns acreditem que exemplares de 30 metros possam ter existido.

A existência desses tubarões gigantes tem sido debatida até os dias de hoje, inclusive com a ficção embarcando no tema. Imagens de satélite e relatos já teriam dado indícios de que o megalodon ainda esteja a solta pelos mares e muitos se baseiam no fato de que a data de sua extinção, ocorrida há aproximadamente 2,6 milhões de anos, é apenas uma estimativa.

Acontece que para se manter vivo, um animal carnívoro desse tamanho deveria ingerir quantidades enormes de alimento e um evento ocorrido mais ou menos na época estimada parece confirmar que o megalodon realmente não teria conseguido sobreviver até os dias de hoje.

A extinção

Há cerca de 2,6 milhões de anos, os oceanos do planeta começaram a esfriar de forma muito significativa, causando grandes alterações no ecossistema marinho. Basicamente, as águas frias mataram a maioria das espécies de grandes baleias e golfinhos, que eram as principais presas do megalodon.

Veja também:   Alquimistas: quem eram e o que faziam os 'magos cientistas'?

Essa alteração na temperatura das águas causou a extinção não só dos tubarões gigantes, mas de várias outras espécies marinhas de grande porte na mesma época, todas devido à escassez de alimento. Os tubarões menores, que também comiam peixes menores, sofreram menos impacto e conseguiram sobreviver até a atualidade.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com