Mensagem enviada a exoplaneta poderá ter resposta daqui a 25 anos

0

Cientistas do Instituto de Estudos Especiais da Catalunha (IEEC), Espanha, enviaram uma mensagem ao exoplaneta GJ 273 b. Mas a distância de 12,4 anos-luz fará com que uma possível resposta só chegue daqui a 25 anos.

O GJ 273 b é um exoplaneta, ou seja, fica além do sistema solar. Ele tem 3 vezes a massa da Terra e fica em uma zona que os cientistas consideram habitável, ou seja, capaz de abrigar vida, inclusive inteligente.

É isso que os pesquisadores do IEEC esperam. Eles enviaram uma sequência de sinais de radiofrequência. A intenção é que alguma possível forma de vida inteligente consiga captar os sinais e responda enviando novos sinais. A resposta alienígena chegaria à Terra em 2042, em exatos 25 anos.

O exoplaneta GJ 273 b orbita a estrela GJ 273, conhecida como Estrela de Luyten, que fica na região da constelação do Cão Menor. Ela é uma estrela anã, com massa bem inferior a do Sol. O fato de ser considerada uma estrela relativamente calma e fria, além das características geológicas e atmosféricas do exoplaneta GJ 273 b, faz com que ele seja considerado um planeta com possibilidade de abrigar vida.

Propaganda interestelar

A mensagem foi enviada pelo IEEC em uma parceria como o METI International, grupo especializado em enviar mensagens ao espaço em busca de vida inteligente, e com o festival de música Sónar, que acontece em Barcelona. Trata-se também, portanto, de uma estratégia de marketing do festival.

  10 tecnologias que podem te transformar em um super-herói

O conteúdo da mensagem consiste em simples tutoriais de matemática e ciência, além de 33 composições musicais curtas, compostas pelos artistas que participam do festival Sónar.

Os sinais de radiofrequência foram enviados através do sistema EISCAT de radares, que fica na Noruega. O sistema é usado para estudos envolvendo interações entre a Terra e o Sol.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com