Mês de agosto terá chuva de meteoros Perseidas; saiba como assistir

0

Todos os anos, no mês de agosto, acontece a chuva de meteoros Perseidas, um espetáculo que pode ser visto no céu de todo o mundo. É um dos eventos mais conhecidos da astronomia e conhecido pela humanidade há pelo menos dois mil anos, de quando data seu primeiro registro.

O nome Perseidas vem da constelação de Perseu, local de onde os meteoros parecem vir para quem acompanha o fenômeno. Os detritos atingem a atmosfera da Terra sempre nesse período do ano, quando o planeta cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, que é a origem dos pequenos pedaços de rocha.

A chuva de meteoros Perseidas desse ano deve ser a melhor oportunidade desse tipo em muito tempo, em parte porque o auge da passagem dos detritos, que será na madrugada do dia 12 para o dia 13 de agosto, acontecerá durante um período de lua nova, proporcionando um céu mais escuro. Para quem quiser assistir, a dica é se afastar de locais muito iluminados e torcer para que a noite não esteja nublada.

Como assistir

No Brasil, para assistir à chuva de meteoros Perseidas é preciso ficar atento a alguns detalhes. O primeiro deles é a região em que se está. Quem for assistir do Norte e Nordeste brasileiros, terá mais vantagem do que quem estiver nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, será ainda mais difícil ver os meteoros.

É preciso também localizar a constelação de Perseu, de onde os meteoros parecem vir. Ela fica a norte da constelação de Orion, onde ficam as famosas Três Marias. Para o Norte e Nordeste, a constelação ficará localizada mais ao meio do céu e as luzes poderão ser vistas por volta das 2 da manhã. Para as outras regiões ela ficará mais próxima do horizonte e será possível ver os meteoros no período entre 3 e 5 da manhã.

Veja também:   Estagiária é demitida da Nasa após comemorar vaga xingando conselheiro na web

Não é necessário nenhum tipo de telescópio para acompanhar o espetáculo no céu.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com