Mochila promete captar 40 litros de água por hora diretamente do ar

0

Em tempos de falta de água em vários lugares do mundo, é impressionante que água limpa e potável possa ser coletada simplesmente do ar. Mas é exatamente isso que essa mochila promete, sendo capaz de funcionar mesmo em ambientes extremamente áridos, como desertos.

O projeto foi feito por cientistas da Universidade de Akron, nos Estados Unidos e apresentado em um evento. A mochila na verdade carrega um sistema capaz de captar partículas de água do ar, com a incrível capacidade de render até 40 litros por hora, independente da umidade do ar no local.

O engenheiro mecânico e professor Shing-Chung Josh Wong explica que apesar de parecer algo inusitado, pensar em coletar água a partir do ar é algo natural. “O nosso mecanismo simplesmente miniaturiza o mecanismo natural, já que partículas atmosférica de água no ar são a maior fonte de abastecimento de água fresca no planeta”, afirmou.

O sistema funciona com o auxílio de uma fibra desenvolvida com nanotecnologia, que seria responsável por atrair, coletar e automaticamente filtrar a água obtida do ar, estando ligada a uma simples bateria de lítio, similar a de um celular.

A mochila ainda não saiu do papel e Wong e sua equipe esperam que órgãos governamentais de países da África e de outros lugares que sofrem com seca e escassez de água possam financiar o projeto. A estimativa de valor ainda não foi divulgada.

Inspiração

A inspiração do professor Wong e sua equipe para a criação da mochila captadora de água é um tanto quanto diferente. Ele cita um inseto chamado besouro da Namíbia, que vive no deserto e tem a habilidade de armazenar água do ar em sua carapaça, mesmo com o clima extremamente árido.

A ideia surgiu a partir do inseto e também de uma visita à China. “Há investimento em tratamento de águas residuais, mas pensei que era preciso somar esforços em outras frentes”, explicou.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com