Mulher americana desenvolve caso raro de ‘língua peluda’; confira imagem

0

A língua é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo, já que ela é responsável por nosso paladar. Mas você já imaginou como seria ter uma ‘língua peluda’? Por mais seja bizarro e nojento pensar nisso, saiba que essa condição existe e ocorreu recentemente com uma americana de 55 anos.

Tudo começou quando a mulher foi internada em um hospital após um acidente em que teve as pernas esmagadas. Ela precisou tomar um antibiótico chamado Minociclina por gotejamento intravenoso, o que fez sua língua ficar escura. Ela também relatou ter sentido náuseas e um gosto ruim na boca.

Atenção: a imagem abaixo pode deixar algumas pessoas desconfortáveis.

língua peluda-1

Apesar da aparência assustadora e bizarra, a condição, mais conhecida como língua negra pilosa, é rara, mas é apenas temporária e completamente inofensiva. Ela surge como efeito colateral do uso de antibióticos, tabaco ou antipsicóticos e também pode afetar pessoas que não fazem sua higiene bucal de maneira apropriada.

E no fundo, aquela mancha escura não se trata de pelos, mas sim pequenos inchaços das chamadas papilas filiformes, causados pelo apodrecimento de bactérias que ficam presas na língua.

“Por mais assustador que pareça, é totalmente realmente reversível”, disse Yasir Hamad, médico da Universidade Washington, em entrevista ao canal de notícias CNN, que estudou o caso desta mulher e publicou a pesquisa no New England Journal of Medicine.

O especialista afirmou que é possível tratar a ‘língua peluda’ de várias formas: aumentar a hidratação e salivação no órgão, evitar o fumo, usar uma escova macia na língua durante a escovação dos dentes e aplicar retinoides tópicos ou ácido salicílico. Em casos mais extremos, pode ser necessário fazer uma cirurgia.

Veja também:   Novas evidências de relação entre herpes e Alzheimer são descobertas

No caso desta mulher, os médicos apenas fizeram a mudança do antibiótico que ela estava tomando durante a internação. Em quatro semanas, sua língua voltou ao normal.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com