Por que é tão difícil ter neve no Brasil, mesmo nas regiões mais frias?

0

Neve no Brasil é algo raro de se ver, embora não seja impossível, principalmente na região sul do país. Mas por que é tão difícil de acontecer?

Mais do que o clima tropical que domina todo o país de um modo geral, existem ainda vários fatores meteorológicos que dificultam a formação de nevascas por aqui, tornando a nossa paisagem muito mais colorida, mesmo no frio.

Para que haja neve, é necessário uma combinação de fenômenos que acaba sendo muito rara no Brasil.

É preciso que haja nuvens e a ação de uma massa de ar frio muito específica para a formação do gelo, tudo isso em locais mais elevados. A neve consiste basicamente em chuva congelada, simplificando bastante o conceito, e essa é uma das barreiras.

Acontece que no Brasil, até mesmo na região sul, a mais fria do país, as massas de ar frio acabam sendo secas, o que gera estações frias mais secas no geral.

A neve é observada com mais frequência em ambientes que combinam chuva e frio, ou seja, onde nuvens se formam com bastante densidade, por mais baixa que esteja a temperatura.

É necessário que a massa de ar frio tenha uma temperatura similar tanto na altura das nuvens como perto do solo, por isso locais mais altos têm mais neve.

Isso porque se a temperatura aumenta nas altitudes mais baixas, os flocos de neve que se formam nas nuvens acabam derretendo antes de chegar no solo, logo, temos chuva comum.

Combinação de fatores

Como a presença de neve depende de três fatores – nuvens, frio e altitude – é difícil achar no Brasil um lugar que atenda a esses pré-requisitos.

As grandes exceções são algumas áreas da Serra Gaúcha e no interior de Santa Catarina, que costumam registrar um pouco de neve com relativa frequência. Existem outros locais que atendem um ou dois requisitos.

É o caso de alguns locais na região norte, como no estado de Roraima, perto da fronteira com a Venezuela.

Lá fica o Pico da Neblina, ponto mais alto do país, mas as massas de ar frio vindas do polo sul nunca conseguem chegar lá, embora faça frio. Acontece que essa região é próxima demais da linha do Equador.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com