Neve rosa nos Alpes italianos chama a atenção sobre aquecimento global

0

A porção italiana da cordilheira dos Alpes ganhou uma nova coloração que vem deixando os cientistas preocupados. Algumas regiões apresentam neve rosa, que se destaca muito em meio à paisagem clássica, branca e marrom pelas pedras.

Isso é um indício de aquecimento global acelerado, mostrando que as previsões e estudos estão certos, embora muitos sigam negando.

Pesquisadores italianos já identificaram que a coloração rosada do gelo alpino vem de uma alga que está se proliferando de forma muito mais intensa do que o normal.

E o que proporciona essa proliferação aumentada e a neve rosa é justamente o aumento da temperatura média da região. O mesmo fenômeno já foi observado na gelada e isolada Groenlândia.

A alga, cujo nome científico é Ancylonema nordenskioeldii, não é perigosa para o ambiente de nenhuma forma, apenas causando alterações na paisagem.

Embora o foco maior seja na Itália, alguns pontos de neve rosa já foram detectados também na Suiça, do outro lado da cordilheira dos Alpes.

O único problema é que o aumento da quantidade de algas causa um efeito “bola de neve”, com o perdão do trocadilho. O gelo branco, comum, reflete cerca de 80% do calor que recebe.

No entanto, quando ele adquire uma cor e fica mais escuro, passa a absorver mais calor e derrete mais rápido, o que colabora para o aumento da quantidade de algas, como numa reação em cadeia.

Neve colorida

A neve rosa não é uma exclusividade das montanhas da Europa. A Antártida, continente totalmente coberto por gelo no polo sul do planeta, também está ganhando novos tons, só que verdes.

O motivo é o mesmo, mas as espécies de algas são diferentes, por isso a diferença de cor.

Já são quase 2 mil pontos verdes, ou florações, no continente todo e novas cores começam a surgir, como vermelho e o próprio rosa.

Se esse avanço continuar ocorrendo, assim como o aquecimento global, é possível que o mundo ganhe novas cores em paisagens conhecidas pela branquitude. No entanto, isso não é motivo para comemorar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com