Cientistas procuram por misterioso nono planeta do Sistema Solar

0

amazon prime video

Desde que Plutão foi rebaixado de posto, o Sistema Solar conta oficialmente com 8 planetas, mas alguns cientistas acreditam na existência de um nono.

Isso tem sido teorizado há muito tempo, mas só agora um estudo foi feito para determinar exatamente onde esse planeta estaria, no que pode ser um primeiro passo para que ele seja, de fato, identificado e observado.

Do lado de fora do Sistema Solar, além do Cinturão de Kuiper, não há planetas, logo, não há como determinar tão bem a influência gravitacional que o tal nono planeta poderia exercer sobre esses corpos.

Foi através desse fenômeno que a existência de Netuno, Urano e até mesmo Plutão foi verificada, mas sem planetas, fica difícil observar essa influência gravitacional.

O que o novo estudo aponta é que objetos além do Cinturão de Kuiper estão se unindo em pequenos grupos orbitais, ao contrário do que normalmente acontece. De fato, um estudo de 2016 mostrou a mesma coisa, mas calculou coordenadas diferentes para a localização do tal nono planeta, que se provaram erradas, levando a pesquisa a ser descartada.

O que o novo estudo faz é trabalhar dados da pesquisa anterior sob uma nova luz, refazendo cálculos e contanto com nova tecnologia. Dessa forma, temos uma nova possível localização do nono planeta, que deve ser verificada nos próximos meses através do Observatório Vera Rubin, que deve dar a resposta definitiva sobre esse mistério.

Sistema Solar: são 9 mesmo?

Há quem acredite que não, e de fato, nada foi provado até o momento. Os defensores da tese acabaram, em muitos momentos, trazendo justificativas até mais absurdas do que a própria existência do nono planeta, incluindo a de que só não o encontramos ainda porque ele seria, ou estaria coberto, por um buraco negro primitivo.

O Sistema Solar é uma área razoavelmente mapeada e bem conhecida do universo para nós, por motivos óbvios. A descoberta de um novo planeta em seus limites seria bastante inusitada, e mostraria que sabemos bem menos do que acreditamos.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com