Novas evidências de relação entre herpes e Alzheimer são descobertas

0

A doença de Alzheimer e a herpes são aparentemente duas coisas sem nenhuma relação, mas isso tem se mostrado equivocado segundo pesquisas recentes. Foram encontradas novas evidências de que o vírus que causa herpes é um dos responsáveis pelo surgimento do mal de Alzheimer, abrindo caminho para que medicamentos antivirais sejam estudados no combate a uma das doenças mais complicadas da atualidade.

Pesquisas nesse campo existem desde 1991, mas agora a cientista Ruth Itzhaki, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, encontrou ainda mais evidências da relação entre o vírus HSV1, causador do herpes labial, e a ocorrência de Alzheimer. O herpes labial é o mais comum entre todas as formas da doença e costuma ser contraído ainda na infância.

O problema é que embora os sintomas desapareçam, a pessoa infectada continua carregando o vírus para o resto da vida. Em alguns casos, o sintoma reaparece em caso de stress e outros gatilhos, desaparecendo após pouco tempo e tratamento simples. Acontece que, de acordo com o estudo de Itzhaki, cada vez que o vírus é ativado, ele causa o acúmulo de determinadas proteínas no cérebro que estão diretamente relacionadas com a presença de Alzheimer.

Além dos episódios de stress, fraqueza do sistema imunológico também pode fazer com que o vírus seja reativado. Isso ajudaria a explicar porque os idosos, que possuem um sistema imunológico mais fraco por natureza, são os principais afetados pelo mal de Alzheimer.

Novas possíveis soluções

Com essas informações, é possível pensar na utilização de medicamentos antivirais no combate ao Alzheimer. Os medicamentos agem impedindo a multiplicação e a ativação do vírus, fazendo assim com que o herpes não acumule toxinas no cérebro e com isso, menos dano seja causado.

Veja também:   Maior parte do oxigênio vem do oceano e não na Amazônia; entenda

Um dos medicamentos que já está sendo estudado com esse uso é chamado Aciclovir. Trata-se de um antiviral que combate todas as formas conhecidas de herpes. Os cientistas afirmam que ainda não está provado que o herpes é o causador do Alzheimer, mas como as evidências são fortes, a vacina contra o vírus é essencial no combate a ambas as doenças.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com