Novo vírus já matou 3 pessoas na Bolívia: existe risco de uma nova pandemia?

0

O mundo ainda luta contra a pandemia de Covid-19, mas um novo vírus já preocupa as autoridades sanitárias. Ele já matou 3 pessoas na Bolívia.

Com o nome de Chapare, o vírus provoca febre, hemorragias e sintomas que são parecidos com os da dengue o do ebola. Sua taxa de transmissão é bem mais baixa que a do coronavírus, mas sua presença já é motivo de alerta.

Ainda não se sabe exatamente por quais meios ele se transmite, mas sabe-se que os três contaminados e mortos bolivianos eram profissionais da saúde, o que também é um sinal de preocupação.

A origem do Chapare, assim como a do coronavírus, é também animal, mais precisamente os roedores.

No entanto, não se trata de um coronavírus. Ele faz parte de uma família denominada arenavírus, que tem uma taxa de infecção bem inferior, com rara contaminação em humanos.

Na maioria dos casos, inclusive com alguns outros vírus da mesma família já registrados no Brasil, a infecção se dá através do contato com a urina e as fezes desses roedores.

O Chapare já tinha sido documentado antes e a febre hemorrágica que ele causa não possui nenhum tipo de tratamento conhecido, além do básico. Em 2008, ele chegou a fazer uma vítima, mas não houve grande alarde.

Nova pandemia?

Apesar de já chamar a atenção das autoridades de saúde e ser uma preocupação na Bolívia, o Chapare não deve ser um problema tão grande quanto a covid-19.

Ele é bastante letal, mas a forma com que ele se espalha é mais fácil de ser controlada, já que ele não pode ser transmitido através do ar.

Os arenavírus, de forma geral, só podem passar para um indivíduo que teve contato com o sangue, urina, fezes, vômito e outros fluídos corporais do infectado.

Dessa forma, mesmo que ele acabe se espalhando muito, sua contenção será bem mais fácil do que o novo coronavírus.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com