O corpo humano aguenta quantas vezes a força da gravidade?

0

O fisiculturista e ator Hafþór Júlíus Björnsson (o Montanha da série Game of Thrones) conseguiu levantar recentemente 650 kg durante uma competição, quebrando o recorde mundial. E foi realmente um feito extraordinário: cientistas acreditam que esse é o limite que o corpo humano consegue aguentar por conta da força gravidade.

Mas levando isso em conta, quantas vezes a força da gravidade o corpo humano pode suportar?

Uma equipe de físicos da Universidade de Zagreb, na Croácia, decidiu investigar isso a fundo e estão prestes a publicar os resultados no periódico The Physics Teacher, mas eles já se encontram disponíveis no site arxiv.org. Mas se você já quer uma resposta logo de cara, nosso corpo consegue aguentar, no máximo, quatro vezes a força da gravidade.

Os cientistas fizeram essa dedução após levarem em conta a compressibilidade de nossos ossos, a flexão dos nossos músculos e os movimentos feitos por nossas pernas enquanto andamos.

Primeiramente, nossos ossos são estruturas muito resistentes. A Tíbia, por exemplo, é capaz de aguentar até 90 vezes a força da gravidade antes de romper. No entanto, se formos para outro planeta, onde outros fatores podem influenciar o resultado final, o limite não passa de 10 vezes.

E no fundo, esse ainda não é o resultado final. Também leve em conta nossos músculos. Mesmo se você treinar pesado, não somos capazes de caminhar com uma força cinco vezes maior que a da gravidade.

Quando Björnsson levantou os 650 kg, ele foi capaz de dar cinco passos com esse peso todo nos ombros. Os cientistas também quiseram analisar a influência do movimento de nossas pernas quando andamos com forças maiores exercendo influência sob os nossos corpos.

Levando em conta o peso que carregou, o peso do ator e o tamanho de suas pernas, a equipe concluiu que mesmo alguém do porte físico do “Montanha” só conseguiria suportar, no máximo, 4,6 vezes a força da gravidade. Imagine, então, alguém considerado “normal.”

Além disso, o nosso coração não conseguiria bombear o sangue para nosso corpo a uma força cinco vezes maior que a da gravidade, o que já mostra que esse é realmente o limite para o corpo humano.

Mas, claro, lembre-se que para andar nesses locais, os astronautas não estarão carregando toras de madeira e as condições são totalmente diferentes. Assim, a pesquisa concluiu que com um pouco de treinamento, uma pessoa comum conseguiria resistir a uma força entre três e quatro vezes a da gravidade terrestre.

O exoplaneta que tem mais chances de ser habitável para a humanidade é BD+2059b, que tem metade do diâmetro de Netuno e quase que a mesma massa. Por lá, a força gravitacional é três vezes mais forte que a da Terra, o que estaria perto de nosso limite.

Entre os 594 exoplanetas já descobertos, 442 poderiam ser habitados pelos seres humanos, levando em conta estas condições.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com