O planeta mais próximo da Terra não é o que você pensava; entenda

2

Qual é o planeta mais próximo da Terra? A resposta para essa pergunta pode parecer fácil ou até óbvia, mas é muito mais complexa do que as pessoas imaginam. A verdade é que os planetas estão sempre se movimentando, então o próprio conceito de proximidade em si pode variar bastante conforme análises são feitas a respeito disso. Uma dica para a resposta: não é Marte.

Em teoria, parece fácil. Os planetas “vizinhos” da Terra na ordem a partir do Sol são Vênus, que vem antes de nós, e Marte, que vem logo em seguida. O fato de que o planeta vermelho é o mais explorado e vive no imaginário popular há tempos dá a impressão de mais proximidade ainda, mas a verdade é que Marte não é o planeta mais próximo da Terra, assim como Vênus.

Tudo pode ser explicado se levarmos em conta o tempo de órbita de cada planeta do Sistema Solar. Marte e Vênus possuem as órbitas mais próximas, mas em determinadas épocas do ano, podem ficar bem longe da Terra, do outro lado do Sol.

Para determinar o planeta mais próximo da Terra, o especialista em estatísticas Oliver Hawkins foi convidado pelo programa de rádio More Or Less, da BBC, para fazer alguns cálculos. Ele levou em conta as órbitas de todos os planetas do Sistema Solar nos últimos 50 anos e chegou ao planeta que tem sido o nosso vizinho mais próximo nesse tempo.

E a resposta é…

Durante 46% do tempo avaliado, o planeta mais próximo da Terra não foi um de seus vizinhos de órbita, mas sim o longínquo Mercúrio, primeiro planeta a partir do Sol. Vênus seria o planeta capaz de chegar mais perto da Terra, mas só esteve nessa distância em 36% do tempo nos últimos 50 anos.

Veja também:   Quanto custa um rim e outros órgãos no mercado negro

Já Marte, que imaginamos ser tão próximo, foi nosso “vizinho de muro” por apenas 18% do tempo, bem menos em relação aos outros planetas. O fato de estudarmos mais o planeta vermelho do que Vênus ou Mercúrio não tem tanto a ver com sua proximidade, que nem é tanta, mas com as condições, que o tornam um sério candidato a abrigar vida no futuro, ou quem sabe até mesmo no presente.



Discussion2 Comentários

  1. Mais aí está se referindo a proximidade dos planetas em si, não em relação às sua respectivas órbitas, se formos comparar dessa forma até mesmo Júpiter pode ficar mais próximo da terra, dependendo da posição dos outros, essa matérias tá mais para confundir a cabeça de alguns.

  2. Mais aí está se referindo a proximidade dos planetas em si, não em relação às sua respectivas órbitas, se formos comparar dessa forma até mesmo Júpiter pode ficar mais próximo da terra, dependendo da posição dos outros, essa matérias tá mais para confundir a cabeça de alguns.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com