O que aconteceria se o Sol apagasse?

0

Todos nós, em algum determinado momento da vida, nos queixamos do Sol em um dia quente. Afinal, o Brasil é notável por ter, em boa parte de sua extensão, temperaturas consideravelmente altas.

Existem dias de calor nos quais não nos importaríamos se o Sol apagasse por um pouco. Só que você já imaginou as consequências de algo dessa magnitude?

O texto a seguir, roteirizado por Renan Ralts para o canal Acredite Ou Não, simula o que aconteceria com a Terra se o Sol apagasse por diferentes períodos de tempo. Confira:

Cinco segundos

Diferente do oxigênio – que, em sua ausência limitada a alguns segundos, traria consequências desastrosas para a Terra –, ficar com o Sol apagado por cinco segundos não desencadearia nada de muito relevante para nós. Seria como desligar a luz do quarto e depois acender novamente.

Curiosamente, demoraríamos cerca de oito minutos e meio para notar que o Sol se apagou, já que esse é o tempo que a luz solar demora para chegar à Terra. Nada além disso aconteceria.

Uma hora

A Terra ficaria extremamente escura se o Sol apagasse por uma hora. No entanto, não seria o suficiente para nos deixar completamente cegos, já que a Via Láctea reflete cerca de 0,03% de luz de uma lua cheia. Ficaria bem escuro, mas ainda teríamos iluminação do espaço para vermos uns aos outros.

  9 transtornos mentais que podem gerar 'super-poderes'

Ainda haveria a iluminação artificial. Energia elétrica e combustíveis fósseis continuariam funcionando perfeitamente. As consequências ainda não seriam tão sérias.

Cinco horas

Em cinco horas de “apagão solar”, a fotossíntese das plantas pararia por completo. Milhares de espécies morreriam nos próximos dias.

Mesmo não possuindo muitas plantas no planeta para produzir oxigênio, ainda poderíamos respirar por vários anos, pois respiramos menos oxigênio em comparação a quantidade que existe no planeta. Ainda haveria um bom estoque para sobreviver. (Veja também: Confira como é o nascer do sol em outros planetas)

Uma semana

A situação ficaria realmente complicada se o Sol apagasse por uma semana. A alimentação seria a maior preocupação, pois dependeríamos de enlatados.

Com a morte de milhares de plantas pelo mundo, a cadeia alimentar ficaria comprometida, já que morreriam animais herbívoros e, consequentemente, carnívoros. Seriam necessárias estufas e redomas com energia artificial para manter as espécies vegetais restantes. (Veja também: Nasa enviará nave para mergulhar nas profundezas do Sol)

Um mês

Com a temperatura da Terra em graus negativos, apenas algumas espécies animais sobreviveriam. Milhares de pessoas já estariam morrendo.

Um ano

Mesmo após cerca de um ano de escuridão, ainda não seria o fim da humanidade. No entanto, estaríamos bem próximos disso.

Os humanos que ainda restassem teriam que se mudar para áreas geotérmicas, como o famoso parque Yellowstone. Com a temperatura baixíssima, seria impossível manter vida na superfície terrestre.

  Os recordes mais estranhos do corpo humano

Nesse cenário, para que a raça humana não seja completamente extinta, teríamos que trabalhar muito para conseguir manter e produzir energia para alimento e nos aquecermos. O biólogo José Mariano Amabis reforça que o fim não seria imediato. “A espécie humana estaria condenada, embora pudesse até resistir por alguns anos, dependendo da quantidade de energia que fosse capaz de produzir artificialmente”, disse. (Veja também: O Sol tem rotação?)

…mas não se preocupe

Você está pronto para o fim? Pois é, nem eu.

Vale destacar, porém, que é impossível que o Sol apague do nada. Claro que, como toda estrela, ele chegará ao fim em algum momento. Só que isso não deve acontecer tão cedo.

Astrônomos calculam que o Sol começará a morrer somente daqui a cerca de 7,5 bilhões de anos. Ele sofrerá uma grande explosão e dará origem uma estrela menor, que continuará a brilhar tenuamente por muito tempo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com