O que aconteceria se você bebesse oxigênio líquido?

0

Em um olhar desatento, oxigênio líquido parece água gelada. Há quem já tenha pensado em beber o gás em seu formato condensado. Seria refrescante, certo?

Nem tanto. Caso você beba oxigênio líquido, a sensação não deve ser nada agradável ou interessante.

Assim como todos os gases mantidos nesse estado (líquidos criogênicos), o oxigênio líquido é extremamente gelado. Além disso, uma pequena porção do líquido se expande num vasto volume de gás.

Pense da seguinte forma: a água encontra-se no estado líquido na temperatura ambiente e o oxigênio em estado gasoso. Para que você transforme o oxigênio de gás para líquido, você deve mantê-lo a temperatura de -218°C – ou seja, extremamente congelante. Tão frio quanto o nosso último planeta do sistema solar, Plutão.

De todos os líquidos criogênicos, o oxigênio é o que requer maior cuidado. Muitos compostos considerados como não-combustíveis podem queimar na presença de oxigênio líquido, como materiais orgânicos. É completamente atípico.

Ingestão de oxigênio líquido – o que acontece

Dê um gole em oxigênio líquido e… será o seu último. De início, sua garganta vai ficar congelada e seu pescoço vai explodir como um copo de vidro quente em contato com água gelada.

Enquanto o oxigênio líquido entra no seu corpo, tudo será congelado até a temperatura ficar balanceada. E o interessante é que enquando você vai congelando, seu corpo vai se incendiando.

Além disso, o oxigênio líquido provoca uma rápida oxidação do material orgânico. Esta é uma maneira elegante de dizer que ele vai incendiar a sua boca e, em seguida, explodí-la. Literalmente.

E é isso que vai acontecer com seu corpo enquanto o oxigênio se expande na forma gasosa dentro de você. É uma explosão de dentro para fora. Definitivamente, não recomendamos.

Este texto foi escrito originalmente por Peter Jordan para o canal Acredite Ou Não, no YouTube. Edição textual por Igor Miranda. Veja a versão em vídeo:



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com