Oceano Antártico é oficializado como o quinto da Terra

0

A Terra acaba de ganhar um novo oceano, ou pelo menos uma nova divisão em seus mares. A National Geographic Society reconheceu o Oceano Antártico, que corresponde à porção de água que circula o continente de mesmo nome.

Anteriormente, esse trecho era subdividido entre os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, com o Oceano Ártico ficando no outro extremo do planeta.

O reconhecimento veio em uma data especial, o dia 8 de junho, quando se comemora o Dia dos Oceanos, que agora são cinco.

O Oceano Antártico tem ainda uma particularidade em relação aos outros: enquanto os oceanos são geralmente delimitados pelos continentes que os cercam, é o Antártico que delimita seu continente irmão, cercando-o. Mas essa não é a única forma de determinar os limites de sua extensão.

A Corrente Circumpolar Antártica (ACC, na sigla em inglês) é uma corrente marítima que, como seu nome indica, circunda todo o polo sul.

Ela também serve como uma espécie de fronteira aquática: as águas de sua parte de dentro são mais frias e menos salgadas. Essa divisão teria se formado há cerca de 34 milhões de anos, quando a Antártida se descolou da América do Sul.

O reconhecimento do novo oceano pela National Geographic Society, responsável por alguns dos mapas mais famosos e importantes do mundo, deve afetar os sistemas de ensino por todo o mundo.

Além disso, há toda uma preocupação para gerar esforços na preservação da fauna e da flora marinha do local.

Mas não eram sete mares?

Essa denominação de agora cinco oceanos pode soar estranha para quem está acostumado a ouvir histórias onde se fala de conquistadores dos sete mares.

No entanto, essa é uma classificação histórica e antiga, que não tem exatidão geográfica desde a Idade Média, no mínimo, além de representar apenas a visão de uma parcela da humanidade.

Os sete mares surgiram na literatura árabe e eram reconhecidos por esse povo e por parte da Europa apenas. A maioria deles eram divisões do Mar Mediterrâneo, que não é, nem mesmo hoje, um oceano.

Os sete mares, a saber, eram o Adriático, o Arábico, o Cáspio, o Mediterrâneo, o Negro e o Vermelho, além do Golfo Pérsico.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com