Organismo congelado há 24 mil anos volta a viver e se reproduzir; entenda

0

Como pode um organismo congelado há 24 mil anos voltar à vida? É exatamente isso que um ser microscópico descoberto na Sibéria fez.

O ser, classificado como um rotífero bdeloide, foi descoberto no rio Alayeza, no extremo norte da Rússia, região da Sibéria. Ao descongelar, ele mostrou atividade, inclusive se reproduzindo sem a ajudar de um parceiro, como é comum a algumas espécies.

Sabia-se, originalmente, que um organismo congelado como esse, mesmo sendo multicelular, podia sobreviver em um estado criogênico por aproximadamente 10 anos, mas o salto foi grande ao ser constatado que o ser estava ali há pelo menos 24 mil anos.

Agora os cientistas russos continuam estudando para entender exatamente como ele conseguiu chegar vivo até aqui. Na verdade, existe todo um mistério cercando esse tipo de fato, que não é exatamente inédito.

Existem registros de plantas, micróbios e até de um verme nematoide que voltaram a viver após alguns milhares de anos de congelamento, mas ninguém sabe explicar exatamente o motivo disso, fazendo com que o fenômeno seja frequentemente comparado a histórias de ficção.

Stas Malavin, do Instituto de Problemas Físico-Químicos e Biológicos em Ciências do Solo, na Rússia, é o chefe dos cientistas responsáveis pela pesquisa com o rotífero.

Os dados iniciais foram publicados na revisa cientifica Current Biology e trazem uma nova luz ao tema, embora esse tipo de organismo seja conhecido por sua resistência.

Super-rotífero

Rotíferos são animais microscópicos, geralmente encontrados em água doce, que sobrevivem a base de microrganismos ainda menores.

O nome vem em função dos apêndices giratórios que eles possuem ao redor da boca. Além disso, esses seres são extremamente resistentes a várias condições adversas.

Rotíferos são extremamente resistentes à radiação, baixas quantidades de oxigênio, pressão atmosférica, nível de acidez, escassez de alimentos, e podem passar literalmente anos sem água.

Sabendo disso, nem é de se espantar que um deles seja o tal organismo congelado que voltou à vida.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com