Origem, assassinato e mais: tudo sobre a lenda urbana do Slender Man

0

Acaba de ser lançado nos cinemas o filme Slender Man: Pesadelo Sem Rosto, que retrata uma história fictícia em torno da lenda urbana do Slender Man, que se popularizou na internet há alguns anos. Mas afinal de contas, como que essa história surgiu? O que é esse suposto monstro? Sem contar o fato de que ele estava ligado com uma tentativa de assassinato no Estados Unidos.

Confira abaixo os detalhes e mistérios que cercam a lenda urbana do Slender Man.

Primeiramente, isso é verdade ou mentira?

O Slender Man costuma ser descirto como um monstro semi-humano de quase 2,5 metros de altura, magro e sem rosto, que teria tentáculos e para perseguir pessoas, especialmente crianças, e abduzí-las, assassiná-las ou apenas traumatizá-las. Para isso, ele teria a ajuda dos “proxies”, serventes humanos que se comunicam com a criatura por meio de telepatia.

Mas a verdade é que o Slender Man é uma figura fictícia. Suas origens podem ser traçadas a partir de uma famosa imagem lançada na internet no ano de 2009.

Quem criou o Slender Man?

A lenda urbana do Slender Man teve início com um homem chamado Eric Knudsen, que tinha 28 anos na época, em fórum de discussões do site de comédia Something Awful, onde utilizava o nome de “Victor Surge”. Tudo começou quando ele decidiu participar de uma espécie de brincadeira de criação de imagens paranormais.

Na imagem que criou, Knudsen mostrou um grupo de crianças brincando em meio a uma figura alta, que usava terno e não tinha face. O pessoal do fórum logo começou a se interessar pela ideia do usuário e começaram a fazer mais montagens até resultar no surgimento da creepypasta que se popularizou na internet.

Logo, Knudsen viu que sua criação, feita como uma mera brincadeira, tinha saído do seu controle.

A primeira imagem

A primeira imagem divulgada do Slender Man por Eric Knudsen é essa que está abaixo. Ela foi divulgada no dia 10 de junho de 2009. Ao apresentá-la, Knudsen ainda colocou a seguinte descrição:

Veja também:   Brasileiros contestam vídeo da Embaixada da Alemanha sobre nazismo

“Uma das duas fotografias recuperadas dos arquivos da Biblioteca de Stirling City. Conhecida por ter sido tirada no dia em que 14 crianças desapareceram por conta daquilo que é conhecido como Slender Man. As deformidades são citadas como efeito de filmes por oficiais. Um incêndio afetou a biblioteca uma semana depois. A fotografia verdadeira foi confiscada como evidência. 1986, fotógrafa: Mary Thomas, desaparecida desde 13 de junho de 1986.”

slender man-imagem 1

Knudsen já afirmou que o Slender Man se trata de um photoshop da imagem do personagem Homem Alto do filme de terror Fantasma, lançado em 1979.

O internauta também divulgou uma segunda imagem do Slender Man, em que ele aparecia atrás de um grupo de crianças.

slender man-imagem 2

Algumas “provas” de sua existência

Aqueles que acreditam que o Slender Man realmente existe chegaram a citar uma “evidência” ainda do século 16, por conta de uma ilustração feita na atual Alemanha.

A imagem possui o chamado “Homem Alto”, que semelhante ao Slender Man, não possuía um rosto, além de ter uma lança no lugar de um dos braços e pernas semelhantes a de uma aranha. De acordo com essa lenda, ele vivia no meio da Floresta Negra e perseguia crianças levadas que se aventuravam no local durante a noite.

No entanto, algumas pessoas fizeram uma pesquisa e descobriram que a imagem, na verdade, foi modificada para dar uma sustentação à lenda. Na verdade, ela retrata um esqueleto (que representaria a morte) usando uma lança para atacar o cavaleiro em questão.

slender man-imagem 3

E o que inspirou a criação do Slender Man?

Eric Knudsen já citou diversas fontes que o inspiraram na hora de criar o Slender Man. “Eu fui bastante influenciado por H.P. Lovecraft, Stephen King, os pensamentos surreais de William S. Burroughs e alguns games do gênero de terror, como Silent Hill e Resident Evil”.

Em uma entrevista com um blogueiro, ele citou suas inspirações exatas, como um livro de Zack Parsons, um dos fundadores do site Something Awful, e o conto de terror “O Nevoeiro”, de Stephen King. Foi nessa ocasião que ele também admitiu que o Slender Man era uma imagem distorcida do Homem Alto do filme Fantasma.

Veja também:   Homem criado por lobos se diz desapontado com seres humanos

Caso de quase assassinato

Primeiramente, é importante ressaltar que as mortes retratadas no filme são puramente fictícias. Mas na vida real, já ocorreu uma tentativa de assassinato que tinha ligação com o Slender Man.

O fato ocorreu no dia 31 de maio de 2014, na cidade de Waukesha, no estado de Wisconsin, nos EUA. Duas meninas de 12 anos, chamadas Anissa Weier e Morgan Geyser, tentaram matar a colega Payton Leutner com 19 facadas após convencê-la a participar de um jogo de esconde-esconde em uma floresta.

As duas garotas usaram uma faca de cozinha para atacar Payton, que ficou ferida nas pernas, braços e no torso. Um dos golpes chegou a acertar seu coração e outro quase pegou uma artéria por menos de um milímetro.

O médico que operou Payton disse que a garota não morreu por pouco. Outras facadas que ela recebeu acertaram seu diafragma e cortaram seu estômago e seu fígado.

A garota foi abandonada pelas duas colegas e conseguiu sobreviver após se arrastar até uma trilha, onde um ciclista a encontrou. A cirurgia de Payton durou seis horas e seu peito precisou ser aberto durante o procedimento. Ela precisou de várias semanas para conseguir respirar por conta própria, mas se recuperou completamente do acontecido no ano seguinte.

Mais tarde, a polícia encontrou Anissa e Morgan andando em uma estrada. Elas disseram aos policiais que estavam indo morar em uma mansão na companhia do Slender Man. Elas afirmaram que acreditavam nele e que cometer esse assassinato era a única forma de conseguir o respeito do monstro.

Lembra que no início deste texto, citamos a história dos “proxies”, os serventes humanos do monstro? As meninas também alegaram que seriam proxies dele.

Mais tarde, a justiça considerou as duas garotas mentalmente insanas e elas tiveram de ir para um hospital psiquiátrico, onde teriam de ficar, no mínimo, três anos. Além disso, ficou determinado que Anissa e Morgan teriam de passar as próximas décadas sob a supervisão de psiquiatras.

Veja também:   Spa 'vampiro' que usava sangue em tratamento facial é fechado nos EUA

Assim que soube do fato, Eric Knudsen, que já havia ficado conhecido por ter criado a lenda, deu uma declaração: “Estou muito triste com a tragédia que aconteceu em Wisconsin e meus sentimentos estão com as famílias daqueles que foram afetados pela tragédia”, disse.

Repúdio de um dos pais

Sim, conforme dito no início do item acima, as mortes retratadas no filme são fictícias e seus produtores ainda tiveram o cuidado de não mencionar ou fazer alguma relação com a tentativa de assassinato que aconteceu em 2014.

Ainda assim, o filme revoltou quem estava envolvido nesse caso. O pai de Anissa Weier disse que o longa do Slender Man é “extremamente desagradável” e que ele queria “popularizar uma tragédia”. Tanto que ele criou uma petição pedindo à Sony que retirasse Slender Man: Pesadelo Sem Rosto de sua lista de lançamentos.

Outros filmes

Existem vários outros filmes e produções que exploram a lenda urbana do Slender Man além do longa que acabou de estrear nos cinemas.

O mais famoso deles se trata de uma série de vídeos lançada no Youtube, logo após as imagens de Eric Knudsen viralizarem, chamada de Marble Hornets. Ela foi criada por Troy Wagner e ajudou a popularizar ainda mais o mito em torno dessa figura.

Outras séries semelhantes no Youtube surgiram, como o EverymanHYBRID e TribTwelve. E em 2016, o canal HBO lançou o documentário Beware the Slenderman, que abordava o caso da tentativa de assassinato de Payton Leutner e como que toda lenda em tornou do Slender Man surgiu e influenciou Anissa Weier e Morgan Geyser.

Por fim, também vale citar o game Slender: The Eight Pages, lançado em 2012 e que foi baixado 2 milhões de vezes. Nesse jogo, o jogador precisa coletar 8 páginas de um diário em uma floresta durante a noite enquanto precisa escapar do Slender Man. Uma sequência foi lançada no ano seguinte.

Fonte: History vs Hollywood



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com