As 10 partes mais inúteis do nosso corpo

3

Sabe quando você se questiona sobre a utilidade do umbigo ou xinga que seu dedo mindinho só serve pra localizar objetos no escuro? Você está coberto de razão, certas partes do nosso corpo são inúteis.

Aqui estão 10 partes de nosso corpo que não servem pra nada.

Umbigo

umbigo

O cordão umbilical é totalmente vital pra nossa vida, mas só até sairmos de dentro da barriga da mamãe. A cicatriz que sobra só serve pra acumular bactérias e o tecido da blusa. Nenhuma função biológica aqui, apenas um lembrete do quanto a história de Adão e Eva é absurda.

Apêndice

apêndice

Sim, o apêndice só serve pra causar apendicite. Pra não dizer que não serve pra nada, ele tem tecido linfoide, útil na defesa contra infecções locais, mas ele está localizado numa região muito específica, não é como nossas amígdalas, que realmente evitam infecções graves. No fim das contas, a gente ignoraria o apêndice, se não fosse o eterno risco de pegarmos uma apendicite.

Vesícula biliar

Vesícula biliar

Quando funciona corretamente, a vesícula biliar produz e armazena bile pra ajudar seu corpo a lidar com gorduras, mas nossos grandes e sinuosos intestinos já dão conta disso. Se a vesícula ou o pâncreas ficar bloqueado por cálculos indigestíveis, não acontece nada além da dor e possivelmente a remoção desse órgão maldito. Aqueles que vivem sem vesícula biliar raramente relatam qualquer problema grave, além de um período de indigestão enquanto seus corpos se ajustam a quantidades alteradas de bile. No que diz respeito à ausência desse órgão, no entanto, a vida continua praticamente a mesma.

  5 curiosidades sobre o planeta chamado de 'nova Terra'

Cabelo

cabelo

Milhares de anos atrás, os homo sapiens tinha bem mais cabelo pra nos proteger do frio e até cortes superficiais. Literalmente milhares de anos, pois já usamos roupas e armaduras há bastante tempo. Acredite se quiser, os pelos mais importantes do seu corpo são seus cílios, que protegem seus olhos de infecções, mas não ter cílios é tipo não ter amígdalas – dá pra sobreviver bem.

Sisos

cisos

Houve uma época em que realmente precisávamos de dentes fortes – muito fortes mesmo. Com o passar do tempo, nossa alimentação mudou, comemos mais vegetais e grãos e amaciamos a carne, então nossos sisos se tornaram inúteis – pena que o nosso corpo ainda não entendeu isso. Atualmente, o siso existe pra causar dor, bagunçar nossa arcada dentária e render uma grana pros dentistas que os arrancam. Feliz é quem já nasce sem isso.

Músculos nas orelhas

orelha

Cerca de 20% dos seres humanos conseguem mexer as orelhas, o que só serve pra impressionar crianças e bêbados. Nos mamíferos, mover as orelhas pode ajudar a caçar e a não ser caçado – mas pros humanos, você não vai ouvir melhor uma fofoca de qualquer maneira.

Mamilos masculinos

mamilos

Mamilos masculinos são a parte do corpo que a Mãe Natureza esqueceu de pintar enquanto decidia se você seria menino ou menina. Mamilos femininos são importantes por causa da alimentação dos bebês na mesma proporção da total inutilidade dos mamilos masculinos.

  Nordeste do Brasil passa por anomalias na temperatura, aponta Nasa

Baço

baço

Ok, o baço é muito útil. Ele é uma fonte de sangue reserva em casos de urgência, faz parte do seu sistema imunológico e recicla o ferro no seu organismo. Tudo isso é importante, mas se por algum motivo você não tiver seu baço, relaxa, sua vida não está em risco – apenas maior risco de doenças no coração e pneumonia, o que é uma droga, mas não é o pior dos seus pesadelos.

Segundo rim

rins

Você com certeza precisa de um rim pra sobreviver, mas o segundo é tipo um item reserva mesmo. Um único rim é um pequeno órgão incrível, mantendo muitos dos sistemas do seu corpo em equilíbrio, filtrando resíduos e minimizando o conteúdo ácido do seu corpo, mantendo a sua pressão arterial regulada etc. Mas se você perder um, o outro cobre todas as suas necessidades e se você perder os dois, não é difícil encontrar um doador generoso que esteja disposto a não seguir carreira de lutador ou futebolista.

Mindinhos

pé

Sabia que existe até maratonista que não tem um mindinho do pé? Os polegares das mãos são fundamentais pra segurar e manusear objetos e os dos pés pro seu equilíbrio, da mesma forma que qualquer um dos seus mindinhos é inútil. Se o mundo inteiro acordar sem os mindinhos da noite pro dia, acredite, nada vai mudar nas nossas vidas.

  Médicos se surpreendem com o tamanho de pedra na bexiga de um paciente

Fonte: http://www.grunge.com/10154/dumb-parts-body-doesnt-even-need/

Discussão3 Comentários

  1. A vesícula é importante sim, mas ela só armazena a bile, quem a produz é o fígado. Quando ela é retirada tudo o que é produzido de bile pelos hepatócitos cai direto nos ductos (hepático, colédoco…). Sem o acúmulo da bile, não há a regulação realizada pela colecistocinina e cai diretamente na luz entérica, dificultando a emulsificação das gorduras.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com