6 temperos letais que estão na sua cozinha

0

Sejamos honestos: comida saudável é caro e sem gosto. Então, enquanto poupamos dinheiro e saciamos nossa gula, nosso corpo vai apodrecendo por dentro.

Parece radical, não? Então vamos conversar um pouco sobre os efeitos de condimentos e temperos letais que estão logo ali na sua cozinha.

Sal

sal

Sal é praticamente a matéria-prima que dá origem a todos os outros temperos. Ele deixa nossa comida mais gostosa de três maneiras simples: deixando mais salgada – obviamente -, facilita que outras moléculas da comida sejam soltas no ar – o que aguça o sabor – e ainda pode suprimir o amargo, caso seja necessário. Isso tudo é maravilhoso, mas o sal também aumenta a sua pressão – coração, rins, artérias, tudo. Depois de um longo tempo, os rins adoecem e falham, as artérias se estreitam e endurecem e uma parada cardíaca fica cada vez mais provável. Entendeu a importância de verificar o sódio em tudo o que você ingere?

Açúcar

acucar

Açúcar é um tempero tão simples, que muita gente nem pensa nele dessa forma – por mais que ele geralmente fique logo ao lado do sal na mesa. Ele adocica a comida – obviamente de novo – e acelera a energia no nosso corpo, o que nos faz querer ainda mais e causa uma sensação de recompensa quando atendemos ao desejo. O primeiro órgão atacado pelo açúcar é a arcada dentária e o segundo é o pâncreas, que libera insulina pra equilibrar o nível de açúcar no sangue, o que é convertido em mais peso pros gulosos. Com açúcar demais, o pâncreas trabalha em excesso, o que aumenta ainda mais o desejo por doce. Isso causa o risco de diabetes, obesidade e problemas no coração de vários tipos. Então, o que acontece se combinarmos sal e açúcar em excesso? É agora que o passeio na montanha russa começa.

Barbecue

barbecue

O molho barbecue pode ser adicionado à comida de várias formas, como na carne crua pra dar sabor, na comida já pronta, com essas duas combinações juntas e outros métodos que variam de acordo com a criatividade do cozinheiro. Pra quem segue a filosofia de “quanto mais, melhor”, eu tenho uma má notícia: a comida costuma absorver boa parte do molho barbecue, o que nos leva a por mais pra realçar o sabor e, consequentemente, dobrar ou triplicar a ingestão de todos os seus ingredientes. Isso inclui sal, açúcar, xarope de milho – outro tipo de açúcar -, melaço – ainda mais açúcar – e bastante molho de tomate – que constitui em 25% açúcar.

Sriracha

sriracha

Outro nome bonito pra pimenta tailandesa, Sriracha não é um grande problema por si só, mas tem gente que bota esse molho em tudo que vê pela frente, como batata frita e até pipoca, o que, aos poucos, gera um problema bem real. Sriracha tem 100 mg de sal a cada colher de chá, o que significa 4% de sua dose diária recomendada. E isso pode não parecer muito, mas você bota só uma colher de chá de tempero no seu prato? Ainda mais quem gosta de pimenta! A gente sabe que não.

Maionese

maionese

A maionese é um tempero interessante. Ela pode ser encontrada de diversas formas, desde a tradicional, ou como molho tártaro e até mesmo naquela versão deliciosa e insalubre “temperada”, que todo vendedor de cachorro quente que se preze tem na combi – e como maionese pode vir em incontáveis formas, é bem difícil que você não experimente ao menos uma frequentemente. A questão é que, diferente da maioria dos temperos desta lista, maionese não é só uma infusão de sal e açúcar no seu organismo. O ingrediente crucial pra maionese é gema de ovo cru, o que traz colesterol pra equação, sem mencionar o risco de salmonela. E se você gosta de encher seu pão de maionese até fazer uma lambança nas suas mãos, fique atento: ela tem tanto óleo, que uma única colher de sopa contém 15% da sua dose diária de gordura recomendada. E você achando que a sua “salada” estava muito fitness.

Shoyu

shoyu

O molho de soja contém 36% de sua dose diária de sal recomendada em uma única colher de sopa – ou 879 mg. O contrapeso pra isso é que o shoyu é geralmente adicionado a refeições saudáveis e não em grandes quantidades também. Mas, com essa quantidade de sal na mistura, você não precisa de muito pra ter problemas. O shoyu é feito a partir da pasta fermentada de soja e pode conter até 2% de álcool, o que virtualmente o transforma em licor. Só não tente ficar chapado com isso, porque o sal iria derrubá-lo muito antes do álcool.

Fonte: http://www.grunge.com/12306/condiments-actually-killing/



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com