Paracetamol (Tylenol) não inibe só a dor, mas também as emoções

0

O paracetamol, conhecido popularmente pela marca Tylenol, é um dos remédios mais conhecidos para combater qualquer dor. Mas um experimento feito com o medicamento na Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, mostra que ele também pode deixar as pessoas insensíveis a emoções positivas e negativas.

O estudo, que foi controlado e randomizado, foi feito com 85 pessoas, que tomaram 1100 miligramas de Tylenol ou de um placebo. Uma hora depois, os cientistas mostram mais de 40 imagens para os voluntários, em ordem aleatória.

Essas imagens eram as mais variadas: algumas são bastante agradáveis, como crianças rindo e gatinhos brincando, outras neutras, como um rolo de macarrão em cima de uma mesa, e as últimas bem desagradáveis, como um vaso sanitário com diversos excrementos.

Os resultados foram publicados no jornal online Psychological Science. Os cientistas puderam concluir que as pessoas que tomaram o Tylenol estavam 20% menos propensos a classificar as imagens como sendo desagradáveis e 10% menos a classificá-las como agradáveis, em relação as pessoas que tomaram o placebo.

Como isso acontece?

paracetamol-remedio

Apesar de algumas incertezas, pesquisas anteriores mostraram que o Tylenol reduz a dor agindo na ínsula. Essa é a parte do cérebro que influencia nossas emoções sociais.

Antes que você queira realizar qualquer coisa com o medicamento ou se auto medicar, os responsáveis pelo estudo lembram que isso não é recomendado. “Não queremos dar conselhos sobre o uso do paracetamol. Essas diferenças são modestas e foram obtidas em um ambiente muito controlado. Recomendamos seguir o conselho de seu médico para o controle da dor com o Tylenol”, disse Geoffrey Durso, doutorando em psicologia da Universidade Estadual de Ohio.

Sobre o paracetamol

paracetamol

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é um fármaco que possui principalmente propriedades analgésicas. Ele tem como objetivo inibir a síntese das prostaglandinas, que são os responsáveis pelas várias manifestações de inflamação, que resultam no aparecimento da dor.

Por ser barato e de fácil aquisição, ele é constantemente utilizado para tratamentos de constipação (resfriado) e gripes. Mas por conta desses mesmos fatores, já ocorreram vários casos de sobredosagem.

É preciso ter bastante cuidado com a dosagem, pois o paracetamol é perigoso para o fígado, por ser tóxico para o órgão. Ele é contra indicado para portadores de Favismo e também não deve ser associado ao medicamento Zidovudina.



Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda.
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com