Paz? Trump e Kim Jong-un confirmam reunião entre EUA e Coreia do Norte

0

Outrora inimigos públicos, os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vão se encontrar em maio. A ideia é discutir a desnuclearização da península coreana.

A informação foi divulgada na noite da última quinta-feira (8) pelo conselheiro nacional de Segurança de Seul, Chung Eui-Yong, que foi a Washington entregar uma carta com o convite.

“Eu disse ao presidente Trump que, na reunião que tivemos, o líder norte-coreano disse estar comprometido com a desnuclearização da península”, afirmou Chung. “O presidente Trump agradeceu as informações e disse que iria encontrar Kim Jong-un até maio para tratar do assunto.”

Segundo o conselheiro de Seul, Kim Jong-un expressou “ansiedade” para encontrar Trump. Além disso, ele disse que o governo da Coreia do Sul está otimista com a resolução do impasse nuclear com o Norte.

Em seu perfil no Twitter, Trump se pronunciou sobre o encontro, que já está sendo planejado. “Kim Jong-Un conversou com líderes da Coreia do Sul sobre a desnuclearização de fato, e não apenas uma suspensão do programa [nuclear]. Também não haverá testes neste período. Um ótimo progresso está sendo feito, mas as sanções continuarão até que um acordo seja concluído. O encontro está sendo planejado!”

Um ano após a Coreia do Norte testar um míssil balístico intercontinental capaz de atingir os EUA e uma bomba que, segundo especialistas, seria de hidrogênio, uma moratória é bem-vinda pelos americanos e pelo mundo. Um encontro entre Kim e Trump, cujos insultos no ano passado provocaram o temor de uma guerra, marcará uma dramática reviravolta nos esforços para resolver o tenso impasse com relação à Coreia do Norte.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com