Nova fragrância de perfume promete o cheiro do espaço oficial da Nasa

0

O espaço desperta muitas curiosidades, incluindo todas as sensações de estar lá. Agora, será possível pelo menos sentir o cheiro, como descrito pela Nasa.

Um novo perfume, chamado de Eau de Space, está prestes a entrar em um projeto de crowdfunding, ou financiamento coletivo. A descrição do aroma pode não ser a mais atraente, mas com certeza é o mais perto que muita gente vai chegar do espaço.

A fragrância foi originalmente encomendada pela própria Nasa em 2008, tendo como base relatos de astronautas.

O objetivo era usar o perfume no treinamento de novos astronautas, para que eles não tivessem nenhum tipo de problema relacionado ao cheio quando estivessem em missão. Ou seja, se o candidato teria que ser preparado para o cheiro, é porque não deve ser muito bom.

As descrições dadas pelos astronautas da Nasa na criação do projeto também não são muito animadoras.

Foram feitas comparações com cheiros de “metal queimado”, “pólvora”, “bife fritando”, “aroma metálico e doce”, ou “amargo e queimado”, e até mesmo a inusitada combinação de “framboesa e rum”, certamente proposta por um astronauta que entende de perfumes.

A empresa responsável pelo crowdfunding não quer parar por aí. Caso o Eau de Space seja um sucesso, a ideia é lançar outros perfumes na mesma linha, incluindo o cheiro da Lua.

Eles afirmam que um dos objetivos é incentivar as pessoas a se interessarem e seguirem carreiras científicas, quem sabe até mesmo com a Nasa.

Algo não cheira bem

Mas como o projeto de treinamento de olfato da Nasa foi parar nas mãos de uma empresa privada, que está criando um crowdfunding?

A fórmula do cheiro do espaço era mantida em segredo pela agência espacial americana por anos, mas a Eau de Space conseguiu acesso a ela através da Lei da Liberdade de Informação dos Estados Unidos.

Essa lei permite que pessoas físicas e jurídicas tenham acesso a alguns documentos e arquivos que estavam sobre sigilo governamental, geralmente com classificações baixas na escala de segurança.

Parece que o dispositivo acabou sendo usado contra o próprio governo americano e muita gente na Nasa não deve estar nada feliz com isso.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com