Pernilongos têm preferência por algumas pessoas; entenda

0

Já reparou que algumas pessoas conseguem sair ilesas dos mosquitos em várias situações enquanto outras não se livram das picadas de jeito nenhum? Isso não é impressão ou sorte, uma pesquisa comprova que os pernilongos possuem preferência por alguns humanos.

Os mosquitos escolhem suas vítimas através do cheiro de dióxido de carbono que os humanos exalam. Quando respiramos moléculas de oxigênio, expiramos gás carbônico. Antes que ele se misture com outros compostos no ar, ele se concentra ao nosso redor. Os mosquitos possuem sensibilidade aos picos desse gás em um raio de 50 metros em seu entorno.

 

Quando os insetos chegam a 3 metros de distância de um grupo de pessoas, eles escolhem a quem atacar e levam vários fatores em consideração. Entre eles, a temperatura da pele, a transpiração e até mesmo a cor. A variável mais importante, porém, não tem a ver com a pessoa em si, mas sim com os micróbios presentes na superfície de sua pele.

Eles escolhem com base nos compostos químicos produzidos pelas colônias de micro-organismos que habitam a superfície do nosso corpo. O especialista em insetos Joop van Loon conta que os mosquitos detectam esses compostos pelo cheiro.

Infelizmente, não temos controle sobre a atividade dos micróbios em nossa pele. A única solução é tentar respirar com calma e diminuir sua emissão de CO2. Pessoas que estão estressadas ou praticando exercício físico ficam ofegantes e exalam mais dióxido de carbono.

Veja também:   Fazer carinho em seus animais é poderoso remédio contra o estresse

Outra dica interessante é evitar roupas pretas, já que os insetos são atraídos por essa cor. Da próxima vez que for explorar o meio do mato, considere usar roupas de manga longa e, de preferência, cores claras.

É verdade que beber cerveja aumenta as picadas de mosquitos? Entenda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com