Robô Perseverance teve mensagem secreta em seu paraquedas; entenda

0

O robô Perseverance pousou em Marte e nos deu algumas das imagens mais importantes dos últimos tempos, mas não é só isso.

A cápsula também levou até o planeta vermelho uma mensagem secreta, que estava codificada em seu paraquedas, o mesmo que a auxiliou a pousar em solo marciano. A ideia foi de um engenheiro de sistemas da Nasa, chamado Ian Clark.

“Ouse Coisas Grandiosas” (“Dare Mighty Things”, no original), diz a mensagem codificada no paraquedas da Perseverance. Clark parafraseou o presidente americano Theodore Roosevelt, cuja frase se tornou um lema do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), centro de pesquisa que ajudou a desenvolver a sonda.

As coordenadas da localização do local, que fica em Pasadena, na Califórnia, também estão gravadas no objeto.

A mensagem está bem escondida nas faixas brancas e laranjas que compõem o paraquedas.

Usando de linguagem binária, ele conseguiu esconder a mensagem em formato circular, usando apenas 0 e 1 para formar as letras e os números das coordenadas.

Veja:

perseverance-dare-mighty-things

Clark se diz um grande fã de palavras cruzadas e outros tipos de enigmas, que o levaram a ter a ideia da mensagem.

Apenas 6 pessoas no JPL sabiam que Clark havia escondido a frase no paraquedas da Perseverance e em poucas horas, começaram a surgir as primeiras interpretações na internet, todas corretas.

Em entrevista para a agência de notícias Associated Press, o engenheiro admitiu que “vai ter que ser mais criativo da próxima vez”.

Caixinha de surpresas

Os sons de Marte, as imagens em cores e a mensagem no paraquedas de Ian Clark não são as únicas surpresas que a Perseverance terá.

De acordo com Matt Wallace, vice-gerente de projetos da Nasa, o público deve ficar de olho nas notícias dos próximos dias, já que o robô deve ter mais algumas novidades, incluindo um braço de 2 metros com câmera.

A Nasa parece estar disposta a chamar a atenção do público e da mídia com um verdadeiro show em Marte. A importância da pesquisa é grande e um pouco de espetáculo certamente não fará mal a ninguém.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com