Pesquisa afirma que abandonar o Facebook por um mês aumenta a felicidade

0

Muitas pessoas acreditam que abandonar as redes sociais, pelo menos por algum período de tempo, pode ser benéfico para a saúde. Agora, uma pesquisa realizada por cientistas das Universidades de Nova York e Stanford pode ter revelado que isso realmente é verdade.

O estudo foi publicado recentemente em uma revista especializada e analisou 2.488 usuários do Facebook. As pessoas escolhidas utilizavam a rede social, em média, uma hora por dia – todos os dias. Dessas pessoas, algumas optaram por abandonar o hábito, enquanto outras continuaram acessando.

Os participantes reportavam, então, para os pesquisadores, todas as sensações e variações durante o período de um mês que o estudo durou. Eles indicavam níveis de felicidade e solidão, por exemplo.

Após o período de monitoramento, a pesquisa concluiu que ficar de fora do Facebook causa uma espécie de “efeito dominó”. Os usuários passam a sair, também, de outras redes sociais.

As pessoas que saíram da rede social passaram a investir mais tempo em atividades que não envolvem a internet, como encontrar-se com os amigos e familiares ou assistir TV. Eles também passaram a acompanhar menos notícias.

Além disso, elas se sentiram melhores em termos emocionais, aumentando a sua percepção de felicidade e satisfação e diminuindo níveis de ansiedade e depressão.

Quando o estudo acabou, eles voltaram a utilizar a rede social, mas começaram a gastar bem menos tempo nessa atividade.

Uma ressalva importante é que, durante o estudo, os participantes puderam continuar tendo acesso ao Messenger.

Programa do Facebook que espionava celulares é encerrado parcialmente

Veja também:   Sem anestesia: as técnicas assustadoras da medicina medieval

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com