Pindorama: conheça os nomes do país antes de se chamar Brasil

0

Ante de ter o nome de Brasil, o nosso país teve vários outros, mas talvez nenhum tenha sido tão importante quanto Pindorama, o nome dado pelos índios Tupi.

Esse nome era usado antes da chegada dos portugueses em 1500 e embora tenha um significado simples, carregava todo um misticismo, já que a porção de terra efetivamente denominada dessa forma, tinha uma aura sagrada.

Em 22 de abril de 1500, data exata da chegada da esquadra de Pedro Álvares Cabral no Brasil, estima-se que um total de 2 milhões de indígenas habitavam as terras que viriam a ser o país.

Divididos em diversos agrupamentos e etnias, uma das principais delas era a dos Tupi. É do idioma deles que vem a palavra Pindorama, que significa simplesmente “Terra das Palmeiras”.

Pindorama denominava de forma mais específica, toda a porção leste da América do Sul, onde fica a maior parte do território brasileiro.

Para alguns grupos da etnia Tupi, essa terra representava muito mais do que um lugar repleto de palmeiras. Trava-se de uma região sagrada, mística, tida por eles como uma terra onde nenhum mal habitava.

O mito de Pindorama provavelmente surgiu durante a chegada desses indígenas, vindos da América do Norte e penetrando cada vez mais ao sul.

Para os portugueses, a terra que se tornaria o Brasil ainda era um conceito confuso. Não se sabia exatamente o que era, e por isso, ao longo dos anos, vários nomes lhe foram atribuídos.

Terra, ilha ou continente?

Toda a recém-descoberta América ainda era um enigma para os europeus.

Américo Vespúcio, primeiro a teorizar sua existência, a enxergava como um continente, enquanto o descobridor Cristóvão Colombo acreditava que era apenas o outro lado das já conhecidas Índias. Cabral, ao chegar no Brasil, pensou que fosse uma ilha.

Por isso, o primeiro nome do Brasil dado pelos portugueses foi Ilha de Vera Cruz, que logo foi mudado para Terra de Vera Cruz e depois para Terra de Santa Cruz, tudo isso em 1501. Em 1502, o país chegou a ser chamado de Terra Papagalli, ou Terra dos Papagaios.

Depois de alguns nomes mais genéricos, como Índia Ocidental, chegou-se ao Brazil, ainda grafado com z. A origem desse nome é discutida até hoje, mas o mais provável é que seja referente à brasa, a cor vermelha das árvores de Pau-Brasil que eram exploradas pelos colonizadores.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com