Planeta similar à Terra é descoberto a 6 anos-luz de distância

0

Um novo exoplaneta foi descoberto e ele guarda muitas semelhanças com a Terra, além de estar localizado relativamente perto daqui, a apenas 6 anos-luz de distância. Batizado como Barnard b, o planeta tem um tamanho similar ao do nosso mundo, além de estar a uma distância de sua estrela que é bem próxima à distância que temos em relação ao Sol.

A distância pode parecer enorme, mas não é. Barnard b é o segundo exoplaneta mais próximo já encontrado, perdendo apenas para Proxima b, que fica a cerca de 4 anos-luz, mas o que chama atenção são mesmo as semelhanças. Apesar do tamanho similar, ele tem uma massa maior do que a da Terra, podendo variar entre 3,2 e 4,1 massas terrestres e muito provavelmente é rochoso, como o nosso. Sua translação também é mais rápida, com um ano durando 233 dias.

No entanto, a descoberta não nos dá a possibilidade de pensar no planeta como uma futura segunda casa. A estrela de Barnard, na qual orbita, é bem mais velha e mais fria do que o nosso Sol. Dessa forma, mesmo que a distância seja parecida, Barnard b é muito mais frio, com temperaturas de superfície podendo variar entre 150 e 170 graus negativos, fazendo dele um planeta fora da chamada zona habitável em seu sistema.

Possibilidade de vida

Devido às condições, as chances de haver vida em Barnard b são muito pequenas, mas entender como as coisas funcionam por lá é importante para futuras descobertas. e pensarmos que a água superficial líquida é importante para a vida, este planeta provavelmente não é um bom candidato”, explica a pesquisadora Johanna Teske, do Instituto Carnegie de Washington e uma das responsáveis pela descoberta.

Veja também:   Buraco negro gira tão rápido que pode estar movendo todo o espaço

Os cientistas lembram que apesar da improbabilidade de água líquida na superfície do planeta, ela pode existir no subsolo, como vem sendo observado em satélites como Europa, lua de Júpiter, e Encélado, lua de Saturno e até mesmo em alguns lugares de Marte.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com