Planetas com água são comuns fora do Sistema Solar, afirmam cientistas

0

Cientistas mostraram que a probabilidade de encontrar planetas com água fora do Sistema Solar é maior do que se pensava. Isso deve mudar a forma com que esses mundos são estudados, especialmente aqueles que são maiores do que a Terra, onde a probabilidade de água é ainda maior.

Novos dados do telescópio espacial Kepler e da missão Gaia de exploração de exoplanetas (planetas que orbitam outras estrelas além do Sol) mostraram que boa parte dos mundos conhecidos fora do Sistema Solar têm pelo menos metade de sua composição feita de água. O número é especialmente maior entre os planetas que possuem um raio maior do que o da Terra.

O pesquisador Dr. Li Zeng, da Universidade de Harvard e um dos líderes do estudo afirma ter ficado surpreso após analisar os cerca de 4 mil exoplanetas, entre os confirmados e não confirmados. “Foi uma enorme surpresa perceber que devem haver tantos mundos de água”, disse. Dos 4 mil exoplanetas, é estimado que 35% tenha presença abundante de água.

Já entre os planetas que possuem raio aproximadamente igual ou menor do que o da Terra, a tendência é que sejam formados apenas por rocha, exatamente como o nosso planeta e vizinhos como Marte e Vênus. Não se sabe ainda se possuiriam reservas de água, ainda que pequenas.

Água de todas as formas

No entanto, a presença de água nesses planetas não é exatamente como a que estamos acostumados na Terra. “A temperatura de sua superfície é estimada entre 200 e 500 graus Celsius. A superfície deve ser envolvida em uma atmosfera dominada por vapor de água, com uma camada de água líquida por baixo. Mais para o fundo, seria possível encontrar essa água transformada em gelo de alta pressão antes de chegar ao núcleo rochoso”, explica Zeng.

Veja também:   Doença do século 18 retorna a países desenvolvidos e assusta médicos

O cientista explica ainda que a formação desses mundos se dá de forma parecida com a dos gigantes gasosos conhecidos, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que possuem um núcleo pequeno e rochoso, envolto por inúmeras camadas de gases, ou no caso dos exoplanetas, de água em diferentes estados, variando conforme a profundidade.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com