Ponto final em mensagens na web é considerado um sinal de raiva

0

Todos temos ciência de que a linguagem utilizada atualmente está passando por um pequena transformação, muito por conta das mensagens instantâneas que podemos enviar para nossos amigos e família. E uma dessas mudanças é que um simples ponto final ao final de uma sentença acabou se tornando um sinônimo de raiva e falta de sinceridade, apontam alguns linguistas.

Como já se tornou algo corriqueiro, a ausência de um ponto final em sentenças já influência a maneira na qual interpretamos aquela frase. “Há pouco tempo atrás, meu filho de 17 anos notou que muitas mensagens que enviava para ele pareciam agressivas ou até mesmo grosseiras, por conta do meu uso rotineiro do ponto final”, disse Mark Liberman, professor de linguística na Universidade da Pensilvânia.

Por que isso acontece?

Um motivo para isso é que a conversação por meio das mensagens de texto é um verdadeiro vai e vem, então as pessoas utilizam recursos para imitar a linguagem falada. O aumento do uso de elipses (figura de linguagem que consiste na omissão de um ou mais termos na oração) é um exemplo, pois esta é uma maneira de induzir quem recebeu a mensagem a continuar com a conversa.

O mesmo acontece com o ponto final, mas com efeito contrário: o simples fato de enviar uma mensagem já significa o final da mesma, por isso a ausência dele. “Esse já é o final, é o fim da discussão”, afirmou Liberman. Por isso que o  uso do sinal já é considerado por muitos um motivo de raiva, agressividade e falta de sinceridade.

  Cientistas criam arraia robótica com o coração de um rato

Pular a linha é uma alternativa

Uma alternativa que muitas pessoas utilizam ao enviar mensagens é simplesmente pular de linha, para assim evitar o uso do ponto final. Um estudo da American University, em conjunto com a Universidade de Michigan, observou os hábitos de estudantes universitários ao enviar mensagens de texto.

Os pesquisadores perceberam que o uso de pontuação no final de sentenças acontecia em apenas 39% das mensagens de texto e em 45% em chats online. E esses números são ainda menores no caso de mensagens que encerram uma conversa ou assunto: 29% nas mensagens de texto e 35% nos chats online.

“No mundo das mensagens de texto, o padrão para encerrar é apenas parar, sem qualquer tipo de pontuação final. Nesta situação, escolher adicionar um ponto final mostra algum significado, porque o leitor precisa decifrar o uso do sinal”, disse Mark Liberman.

E para confirmar isso, nada melhor que uma pessoa que utiliza bastante as mensagens de texto. “As sentenças sem pontuação são incrivelmente viciantes. Me sinto liberado para fazer afirmações sem qualquer tipo de ênfase, é como continuar a conversa, mesmo quando não o estou fazendo”, garante Choire Sicha, editor do site The Awl.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com