Por que algumas pessoas são alérgicas a exercícios físicos? Saiba

0

Algumas pessoas podem ter reações alérgicas quando fazem exercícios. Essas reações variam em intensidade, podendo ser severas. Em alguns casos, podem levar até a morte. Mas como isso acontece?

A condição é conhecida como anafilaxia induzida pelo exercício (EIA, na sigla em inglês), e é basicamente uma alergia a exercício. Apenas cerca de 2% da população mundial é afetada pela reação alérgica, que acontece geralmente em atividades físicas mais pesadas como corrida, tênis e ciclismo, mas também pode ocorrer em simples caminhadas.

A intensidade pode variar de pessoa para pessoa, mas a EIA funciona da mesma forma que uma alergia normal. O que acontece é que durante o exercício, o sistema imunológico produz anticorpos para combater alguma ameaça ao corpo, como vírus e bactérias, por exemplo.

Mas no caso, essa defesa natural não é realmente necessária, e os anticorpos liberam substâncias como a histamina, que pode provocar sintomas como pele inflamada e corrimento nasal, comuns em vários tipos de alergias.

Pessoas com EIA podem sentir vários sintomas quando fazem exercício, como vermelhidão e coceira. Quanto mais se exercitam, mais graves os sintomas podem se tornar, como fechamento da garganta e queda de pressão, podendo levar até mesmo à morte. Por isso, a indicação é que ao perceber qualquer sintoma alérgico, o indivíduo suspenda a atividade física.

Alimentação pode ter influência

Existe uma outra condição denominada FDEIA na sigla em inglês, que é a alergia a exercício induzida por comida. Ela consiste na reação alérgica ao se exercitar após ingerir determinados alimentos. Esses alimentos normalmente não causam nenhuma reação quando ingeridos, desde que o indivíduo não faça exercícios.

Veja também:   Brasileiro cria sistema que 'traduz' pensamentos de pessoas em coma

Alimentos que comumente causam sintomas alérgicos são o amendoim, tomate, trigo e mariscos, entre outros. Porém, em alguns casos as reações acontecem com qualquer tipo de alimento.

Os médicos ainda não determinaram exatamente o que causa a alergia a exercício. Portanto, a única precaução possível a ser tomada é se exercitar em baixa intensidade. Tempo muito quente ou muito frio também pode piorar a alergia e nos casos relacionados a alimentação, deve-se comer entre 6 e 8 horas antes da atividade física.

O tipo de exercício também pode influir na reação. Curiosamente, a natação é um exercício que não é associado a EIA.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com