Por que as penas de algumas aves-do-paraíso são tão pretas? Entenda

0

Algumas das chamadas aves-do-paraíso possuem penas de uma coloração tão escura que podem causar até alguma tontura em quem os observa. Mas por que as penas desse pássaro são diferentes das penas de outros pássaros pretos?

Isso acontece por causa da estrutura microscópica dessas penas, que é diferente das penas comuns. Com a ajuda de scanners microscópicos, cientistas conseguiram observar estas estruturas e entender porque a coloração das penas é diferente.

Os pesquisadores conseguiram observar que, enquanto penas comuns possuem estruturas retas, mesmo a nível microscópico, as desses pássaros possuem estruturas que se parecem com folhas, que formam um emaranhado. Dessa forma, a luz que atinge a pena é refletida entre as várias pequenas folhas, de forma que a pena absorve mais luz, tornando-a mais escura do que o normal.

O nível de reflexão das penas das aves-do-paraíso é similar ao de alguns materiais sintéticos que foram criados com o objetivo de não refletirem luz. Para efeitos de comparação, uma pena preta normal reflete entre 3,2 e 4,7% de luz, enquanto a pena desses pássaros reflete entre 0,05 e 0,31% da iluminação.

Tudo pela conquista

As aves-do-paraíso são pássaros que habitam regiões da Indonésia e Austrália, famosos por seus rituais de acasalamento. A maioria deles possui penas extremamente coloridas e chamativas, com os de pena preta sendo mais raros. São conhecidos também pelas caudas longas.

As penas pretas só ocorrem em machos, já que são usadas para chamar a atenção das fêmeas em épocas de reprodução. Sua coloração é única, como explica a cientista Teresa Feo, da Divisão de Pássaros do Instituto Smithsonian. “O preto é tão impressionante nessas aves-do-paraíso. Realmente parece diferente. Quando você olha para eles, são tão escuros que seus olhos não conseguem focar neles. Você quase se sente meio tonto”, diz Feo.

Veja também:   Nasa detecta brilho misterioso nos limites do Sistema Solar; saiba o que é

Veja um vídeo mostrando uma das aves se exibindo:

A função de penas tão escuras é justamente fazer com que as outras cores apareçam mais destacadas, em uma ilusão de ótica que ajuda a chamar a atenção das fêmeas. As penas escuras estão localizadas apenas em partes que os machos costumam exibir, como as asas e peito. Não se sabe ainda se outras espécies de pássaros possuem esse tipo de pena.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com