Por que esquecemos detalhes de coisas que aprendemos? Entenda

0

Por melhor que seja  a memória de uma pessoa, é impossível se lembrar de tudo, especialmente de detalhes de uma situação. Um estudo mostra por que isso acontece e tudo tem relação com o modo de processamento de informações do cérebro humano.

Uma pessoa comum tende a se lembrar de alguma coisa de uma forma mais ampla, geral e não focando nos detalhes. Isso acontece ao contrário em pessoas com algum grau de autismo, por exemplo, tornando-as mais focadas nos detalhes.

Veja também:   Autismo: pesquisas indicam chance de 'corrigir' desequilíbrio cerebral

Segundo um estudo da professora de psicologia e neurocientista Lila Davachi, da Universidade de Nova York, o cérebro humano funciona dessa forma involuntariamente e isso tem a ver com duas regiões específicas do órgão: o córtex pré-frontal médio e o hipocampo.

O córtex pré-frontal médio é relacionado a memórias mais distantes, enquanto o hipocampo é a área responsável por separar as lembranças umas das outras. É a atividade dessas duas partes do cérebro que faz com que algumas lembranças sejam mais ou menos claras e consequentemente, mais ou menos detalhadas.

A pesquisa foi feita com algumas pessoas observando fotos de um objeto específico em locais diferentes. A neurocientista notou então que as pessoas se lembravam de terem visto o objeto, mas o local onde ele era apresentado fazia com que elas não se lembrassem de quanto tempo havia passado entre as imagens, com grandes variações.

Quando foi mesmo?

A professora Davachi explica que são muitas as variáveis que o cérebro considera, instintivamente, na forma de armazenar informações. Ela usa como exemplo uma ida ao supermercado, onde você encontra dois amigos, ambos dentro do supermercado e depois um novo encontro com o segundo amigo, no estacionamento.

Davachi explica que ao se lembrar dos encontros, os dois primeiros parecerão ter acontecido no mesmo dia, já que ocorreram no mercado e foram gravados na memória com um padrão parecido.

Já o terceiro encontro, no estacionamento, parecerá ter acontecido em outra oportunidade, já que foi registrado de uma maneira diferente, devido ao ambiente onde ocorreu.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com