Por que a Holanda tem a população mais alta do mundo? Entenda

0

A Holanda é o país com a população mais alta do mundo, com uma média de altura em torno de 1,84m para os homens. Mas por que isso acontece? Estudiosos tentam descobrir porque as pessoas que vivem em um país tão pequeno costumam ser tão grandes e os fatores que levam a esse crescimento podem ser os mais variados, incluindo alimentação, genética e qualidade de vida.

Nos últimos 140 anos, a estatura média holandesa aumentou em incríveis 20 centímetros, em contraste com outros aumentos menores, como os americanos, que hoje são em média 6 centímetros mais altos. Apesar de todos os motivos que são apontados com mais frequência, como a boa qualidade de vida e acesso a um bom sistema de saúde, alguns pesquisadores acreditam que há algo mais por trás da população mais alta do mundo.

É o caso de Gert Stulp, da Universidade de Groningen, ele próprio com 2 metros de altura. O pesquisador analisou um extenso banco de dados contendo informações como altura, peso e idade de holandeses nascidos entre 1935 e 1967 e concluiu que os homens mais altos eram também os homens mais férteis. Isso implica que houve uma espécie de seleção natural no país.

Stulp detectou um padrão diferente entre as mulheres holandesas. As mais férteis eram as que possuíam altura média, em torno de 1,71m. No entanto, as mais altas continuam apresentando um alto desempenho, já que elas demoravam mais para ter o primeiro filho, mas depois se tornavam mães em intervalos menores.

Veja também:   De imunidade a longevidade: 10 povos ao redor do mundo que têm ‘superpoderes’

Atração sexual e laticínios

Essa espécie de seleção natural pode ter a ver com atração sexual. Stulp explica que homens mais altos geralmente possuem preferência em relação aos mais baixos na escolha das mulheres e isso pode ter sido determinante para que a Holanda tivesse hoje a população mais alta do mundo.

O pesquisador ainda cita algo importante. A Holanda é um dos maiores produtores e consumidores de laticínios do mundo e os produtos dessa natureza são conhecidos por ajudar no processo de crescimento das crianças. Isso somado à qualidade de vida e o acesso fácil a bons serviços de saúde, faz com que os holandeses tenham tendência a continuar sendo a população mais alta do mundo, quem sabe até crescendo mais um pouco ao longo dos anos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com