Por que nossas veias parecem azuis se o sangue é vermelho?

0

Já estamos cansados de saber, desde crianças, que nosso sangue é vermelho. Mas se existe algo que você já deve ter se perguntado é: se ele tem esse coloração, por que nossas veias sanguíneas aparentam ser azuis?

Antes de lhe darmos uma resposta, você precisa levar em conta uma série de fatores, como a forma que seus olhos enxergam cores, como a luz se comporta ao tocar sua pele e certas propriedades do nosso corpo.

Se você se lembra das aulas de física, se recordará que as mais variadas luzes de cores possuem diferentes comprimentos de onda. Por exemplo, a vermelha costuma ser longa (700 nanômetros), enquanto que o violeta é bem mais curta (400 nanômetros). O gif abaixo lhe dará uma melhor noção disso:

Assim, para compreendermos a cor azulada das nossas veias sanguíneas, é preciso se lembrar dos diferentes comprimentos de onda quando a luz acerta nossa pele, como viajam por ela e o que acontece quando chegam as nossas veias.

A luz branca já é a mistura de todos os comprimentos de onda que são visíveis por nós.

Nesse caso, vamos falar do vermelho e do azul. No caso da primeira cor, por ter um comprimento maior, ela viaja com mais facilidade por materiais e suas chances de ser desviada são menores.

Quando chega até as veias, ela é absorvida pelo hemoglobina, responsável por tingir nosso sangue de vermelho. Basta jogar uma luz vermelha na sua pele: ela ficará vermelha, enquanto que as veias ficarão pretas, já que estarão absorvendo a cor.

Veja também:   O que é o WikiLeaks, quem é Julian Assange e por que ele foi preso

Já o azul possui um comprimento de onda muito menor e suas chances de ser desviada aumentam consideravelmente. E suas chances de penetrar em nossa pele são bem menores.

Então, imagine as duas cores entrando em sua pele de uma vez, que é o que ocorre com a luz normal. Enquanto que o vermelho irá penetrar com mais eficiência e será absorvido pela hemoglobina presente no sangue, o azul será refletido pela pele e  nossas veias sanguíneas, o que explica esse efeito.

Claro, tudo também depende da profundidade e da grossura das veias. Elas são mais notadas em pessoas de pele clara.

Historiadores acreditam que essa é a razão por trás da expressão sangue azul, muito utilizado pela nobreza europeia dos séculos passados. Como não sujavam a pele por conta de trabalhos manuais, suas veias estavam sempre visíveis.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com