Por que o nosso cérebro possui várias dobras? A ciência explica

0

Que nosso cérebro é o órgão mais importante do nosso corpo, junto de nosso coração, disso não temos dúvida nenhuma. Sabemos que ele lembra bastante o formato de uma noz, mas afinal de contas, por que ele é cheio de dobras em sua superfície? A ciência já tem uma resposta pronta para essa questão.

O chamado córtex cerebral, que é a parte exterior do cérebro, também conhecida informalmente como massa cinzenta, vai crescendo e se expandindo dentro do nosso crânio enquanto ainda estamos dentro do útero de nossas mães, lembra Lisa Ronan, pesquisadora da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Essa expansão causa pressão na superfície no cérebro, o que resulta nessas dobras para que o órgão consiga caber dentro de nossos crânios.

Por exemplo, pegue um pedaço de borracha e empurre suas duas pontas uma contra a outra. Em um determinado momento, ela irá dobrar justamente por conta da constante pressão.

Essas dobras acabaram sendo boas para nós durante a evolução do ser humano, por que elas permitiram que tivessemos mais neurônios, e por consequência, nossos cérebros puderam desenvolver maiores habilidade cognitivas, segundo Ronan.

E essa é uma característica que não podemos considerar universal, pois o cérebro de muitos animais não possui essas dobras. Por exemplo, os cérebros de ratos e camundongos apresentam superfícies lisas.

Lisa Ronan lembra que essas dobras no cérebro são mais recorrentes em animais com cérebros grandes, mas que existem algumas exceções. Um exemplo é o Peixe-boi, cujo cérebro possui menos dobras que o esperado para um animal com o seu tamanho.

Por fim, é interessante citar de que existe um padrão seguido pelo cérebro na hora de criar as dobras, que pode ser parecido até mesmo entre espécies semelhantes. Ronan lembra que essa consistência é importante por que indica que todo o processo possui um significado.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com