Por que os jovens salvos de caverna na Tailândia estão em quarentena?

0

A imensa operação de resgate dos meninos presos em uma caverna na Tailândia, ao lado de seu treinador, foi um verdadeiro sucesso, comemorado em todos os cantos do planeta. Mas antes de irem para seus casas, terão de ficar alguns dias no hospital, onde se encontram em quarentena. E por que os médicos tomaram essa decisão?

Por um motivo simples: garantir que eles não peguem nenhuma doença decorrente do tempo que ficaram no local.  Até por que, cavernas são um prato cheio para vírus e bactérias, por conta da presença de morcegos.

“A grande preocupação de se entrar em uma caverna é a presença de morcego. Nós sabemos que eles podem transmitir diversas doenças infecciosas, incluindo a raiva”, disse o médico Amesh Adalja.

Não foi divulgada a informação se os garotos entraram em contato com morcegos ou até mesmo se a caverna na Tailândia tinha uma grande população dos animais (o que é bem provável). Mas os médicos já estão preparados para vacinar os garotos no caso de qualquer sintoma, com o intuito de também evitar a propagação de qualquer doenças, especialmente a raiva.

E o problema não são apenas os animais em si, mas também o que eles podem ter “jogado” em cima dos garotos e de seu técnico, como por exemplo, esperos de fungos, que podem causar problemas respiratórios.

E esse cenário pode piorar, pois os sintomas dessas doenças respiratórias só podem aparecer meses ou até mesmo anos mais tarde. Mas também existe a possiblidades dos fungos não causarem problemas de saúde para os meninos e o técnico. De qualquer forma, todos precisarão realizar consultas com médicos pelos próximos anos para garantir que tudo está certo.

Veja também:   Após adiar por um dia, Nasa lança sonda que irá 'tocar o Sol'

Por fim, outro problema é a leptospirose, infecção bacteriana que pode causar sangramento nos pulmões e resultar até mesmo em meningite. De qualquer forma, situações como essa reforçam que precisamos nos preocupar com o corriqueiro do que o exótico, segundo Amesh Adalja.

Os garotos podem ter problemas gastrointestinais por conta das péssimas condições de higiene da caverna e da água do local, mesmo se tiverem ingerido aquela que escorre das paredes.

Ainda é difícil prever o que pode acontecer com os garotos e seu técnico. Só que o mais importante é que todos estão com boa saúde e felizes.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com