Por que um prato feito engorda mais que um lanche do McDonald’s?

0

Teoricamente, um prato de comida deveria ser mais saudável do que um hambúrguer de fast food, certo? Nem sempre. Um estudo conduzido em vários países mostrou que em muitas vezes o famoso prato feito, também conhecido como PF, pode ser muito mais calórico do que um lanche do McDonald’s. A coisa fica ainda mais complicada quando os restaurantes por quilo, ou self-services, são avaliados.

A pesquisa, conduzida pela Universidade Tufts, no estado americano de Massachusetts, pegou todo mundo de surpresa analisando as refeições prontas servidas em cinco países, sendo eles Brasil, China, Finlândia, Gana e Índia, em relação aos lanches disponíveis em redes de fast food famosas, como o McDonald’s. Segundo os resultados, o prato feito na China é o único que pode ser considerado mais saudável do que o hambúrguer servido normalmente e isso é muito preocupante.

A pesquisadora Vivian Suen, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), explica o problema que isso representa no tratamento da obesidade, uma das maiores epidemias do mundo. “Os profissionais da área da saúde que lidam com pessoas obesas estão muito preocupados em orientar a população para não comer fast food, mas, na hora que vai ver a refeição completa, ela também está exagerada”, disse a cientista.

A confusão em números

O estudo mostrou que a média de calorias em um prato feito ao redor do mundo é de impressionantes 1317 kcal. Já a média de calorias em um lanche do McDonald’s é de “apenas” 809 kcal, o que inesperadamente torna um Big Mac uma opção mais saudável do que um PF na maioria dos restaurantes. Ou pelo menos uma opção “menos ruim”.

Veja também:   10 vezes em que álcool salvou a vida de animais e pessoas

Os cientistas chamam a atenção para o fato de que isso não prova que o fast food representa um alimento saudável, mas mostra que os pratos feitos poderiam ser muito mais saudáveis do que são. Em relação aos restaurantes por quilo, ou self-services, o número de calorias sobe exponencialmente, já que as opções do cardápio costumam ser mais calóricas, com a intenção de conquistar o cliente pelo estômago.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com