Por que uma baleia-jubarte foi encontrada morta em mata no Pará

0

Um fato ocorrido no final da última semana chamou a atenção dos moradores da cidade de Soure, que fica na Ilha de Marajó, no Pará: de forma misteriosa, uma baleia-jubarte foi encontrada morta em uma área de mata do local na sexta-feira (22). As informações são do site UOL.

A baleia-jubarte encontrada em Soure tinha pouco mais de 8 metros de comprimento. Segundo a secretaria de meio ambiente do município, um pescador já havia avistado o animal na área na quinta-feira à noite, mas equipes só puderam ir até o local no dia seguinte por conta da maré alta.

Equipes da ONG Bicho D’água coletaram alguns materiais para análise e descobriram que o animal não tinha ferimentos aparentes, se tratava de um filhote de pouco mais de um ano e era macho. A baleia estava a aproximadamente 15 metros da praia.

Baleia-jubarte

O que chama a atenção neste caso é que as baleias dessa espécie não são nativas do local em que animal foi encontrado. Elas costumam se alimentar na Antártida e entre os meses de julho e novembro, vão até o Arquipélago de Abrolhos para se reproduzir.

Por conta disso, a oceanógrafa da Bicho D’água, Maura Elisabeth Moraes, acredita que essa baleia-jubarte errou a rota de migração e foi levada até o Pará por conta de um corrente de água forte.

“Uma das hipóteses é que essa foi a primeira vez que o filhote iria migrar sozinho, mas não conseguiu. Ele deve ter entrado em uma corrente forte, já que tivemos dois dias de super-maré. Ele pode ter sido carregado e não conseguiu voltar”, explicou.

Agora, a secretaria de meio ambiente de Soure planeja colocar o esqueleto da baleia-jubarte em exposição no museu do município. A secretária Dirlene Silva apenas pede à população que pegue os restos mortais do animal

“Estamos começando uma campanha na cidade para conscientizar e pedir que as pessoas não peguem os ossos da baleia para que os possamos manter como patrimônio público no museu de Soure”, disse.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com