Por que você fica com fome quando está bêbado?

0

Você já se perguntou por que você sente tanta fome quanto está bêbado? Provavelmente, você deve achar que isso tem a ver com o álcool fazendo alguma coisa no seu estomago ou acelerando a digestão do que você havia previamente comido, assim deixando seu estomago vazio. Mas resposta é que não.

Os cientistas pensam que sabem por que pizzarias e lanchonetes fazem tanto sucesso depois que o bares fecham, e isso tem tanto a ver com o nosso cérebro quanto com nosso estômago, mas não dá maneira que achamos.

Um novo estudo descobriu que o álcool ativa uma determinada proteína no cérebro que está associada ao apetite, e poderia estar agindo como um gatilho após nos consumirmos bebidas alcoólicas.

Para descobrir isso, pesquisadores do Instituto Francis Crick no Reino Unido, injetaram álcool no abdômen de ratos uma vez por dia, durante três dias. A quantidade diária dada aos animais era, aproximadamente, o equivalente a duas garrafas de vinho ou 10 cervejas, se os ratos fossem humanos.

Durante os três dias, os ratos de ambos os sexos que haviam recebido álcool, comeram, significativamente, mais do que o grupo de ratos que não recebeu a dose de álcool. Em alguns casos, a quantidade de alimento consumida pelos “ratos alcoólatras” era 25% maior do que o de costume.

A alimentação extra foi especialmente notada no dia dois, embora os pesquisadores não tenham certeza do porquê.

ratos-bêbados
Além de medir a quantidade de alimentos consumidos, os pesquisadores também examinaram a atividade dos neurônios da proteína relacionada ao Agouti (AgRP) nos cérebros dos ratos (uma proteína ligada previamente ao ciclo de alimentação).

Veja também:   Como a fórmula secreta da Coca-Cola é protegida há tanto tempo

Quando esta proteína é ativada, os ratos ficam mais propensos a comer, e quando ela é desativada, eles tendem a parar de comer.

A equipe também notou maior atividade elétrica nos neurônios AgRP quando os ratos estavam bebendo, sugerindo uma ligação. E quando os efeitos da AgRP foram suprimidos, a conexão foi quebrada e o efeito do álcool sobre o apetite não era mais perceptível.

Os pesquisadores não podem ter certeza de que a mesma atividade ocorre nos seres humanos quando os mesmos estão notavelmente bêbados, mas os humanos tem os mesmos controles de fome ativados pela AgRP no cérebro, por isso é uma ideia plausível.

A ligação entre beber e comer demais em seres humanos é algo bem estabelecido – você mesmo (caso tenha o habito de consumir álcool) pode notar que quando está embriagado, você sente mais fome. Mas o que é menos claro é por que a bebida nos leva a comer mais, especialmente porque o álcool já está cheio de calorias.

Uma pesquisa anterior que analisou a ligação entre ingerir álcool e consumir alimentos nos seres humanos, constatou que o álcool pode fazer nossos cérebros mais sensíveis ao aroma de alimentos, mas as últimas evidências sugerem que há algo a mais acontecendo além disso.

E chegar a conclusão deste mistério é mais urgente do que você poderia pensar, pois o álcool está cada vez mais ligado à obesidade e a problemas de saúde que vão além de algumas fatias a mais de pizza consumidas de vez em quando na madrugada.

Veja também:   Marte? Céu fica vermelho na Indonésia por causa de queimadas; veja

Segundo Sarah Cains, uma das pesquisadoras envolvidas, este estudo liga a obesidade e o consumo de álcool, e agora, precisamos descobrir o porquê.

Dados o resultados do estudo, podemos concluir que se você tem o habito de ingerir álcool, seu cérebro está recebendo um sinal de que você está com fome, e isso não está ligado a uma ação isolada do estomago em si, e sim a fatores no cérebro fazendo você sentir mais fome.

Fonte

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com