Projeção da consciência: o que sabemos das experiências fora do corpo

0

Uma projeção de consciência é uma experiência onde uma pessoa se percebe fora de seu corpo, muitas vezes observando a si própria. O que a ciência diz sobre isso? Vários estudos já foram conduzidos a respeito do tema e alguns deles tiveram conclusões bastante interessantes, embora um pouco decepcionantes para quem realmente acredita no fenômeno.

Um desses estudos foi realizado na Universidade de Ottawa, no Canadá. Eles investigaram o caso de uma mulher, praticante de projeção da consciência induzida através de técnicas para se atingir tal estado. A paciente afirmava ser capaz de se localizar flutuando alguns metros acima de seu corpo, observando o ambiente todo de cima, mas sem sentir nenhuma sensação específica.

Submetida a um exame com um moderno scanner cerebral enquanto estava em projeção de consciência, a mulher apresentou um quadro cerebral bastante realista em relação à sensação que ela descreveu. O córtex visual estava em baixa atividade, enquanto a área do cérebro responsável pela nossa localização no espaço estava com uma atividade acima da média. Dessa forma, os cientistas concluíram que pelo menos a sensação de projeção é totalmente real para ela.

A sensação de projeção da consciência realmente acontece e os dados do scanner cerebral provam isso, mas até que ponto é possível realmente “sair do corpo”? Quanto a isso, os pesquisadores são bem mais céticos.

Alucinações

Para os cientistas canadenses, a experiência de projeção da consciência não tem relação com nenhum fenômeno sobrenatural ou algo relativo a isso. Eles acreditam que o fenômeno seja resultado de um mecanismo neurológico que pode ser ativado através de traumas, experiências de quase morte ou drogas alucinógenas.

Veja também:   Joias do Infinito? Hitler possuía mais de 600 Tesseracts de urânio

Algumas pessoas, como no caso da paciente do experimento, que não teve sua identidade revelada, podem treinar para ativar esse mecanismo quando desejarem. A mulher analisada experimenta a projeção da consciência desde a infância e aperfeiçoou a técnica ao longo do tempo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com