6 propagandas da Disney da Segunda Guerra Mundial

0

Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney foi encomendado pelos governos dos EUA e do Canadá para criar propagandas de bônus de guerra e impostos. Walt Disney e o governo concordaram que ambos eram anti-Hitler. No entanto, em seu próprio tempo, a Disney criou desenhos anti-guerra, bem como mensagens humanitárias para o público americano para espalhar a mensagem de que eles precisavam simpatizar com seus inimigos, que eram, afinal, companheiros seres humanos. Confira algumas propagandas da Disney da Segunda Guerra Mundial.

propagandas da disney

Confira 6 propagandas da Disney da Segunda Guerra Mundia

 

 

6. Der Fuehrer’s Face

Der Fuehrer’s Face ganhou o Oscar de Melhor Curta-Metragem Animada em 1943. A trama envolve o Pato Donald, que acorda em um mundo controlado pelos nazistas. Ele começa seu dia sendo acordado no raiar do amanhecer, e coloca um uniforme nazista. Tranquilamente mergulha um cubo de suas rações de café comprimido em uma xícara de água quente, e come um pedaço de pão velho. Seu café da manhã está completo.

O Pato Donald continua seu dia trabalhando em uma fábrica, onde ele está sob vigilância constante para ter certeza de que ele está dizendo “Heil Hitler” o suficiente e para que ele não possa falar constantemente. Armas são apontadas para a cabeça de Donald no momento em que ele sai da linha, e treme, dizendo “Heil Hitler.” Então, começa a ficar louco sob a pressão, mas no final, ele acorda nos Estados Unidos, e percebe que foi tudo um sonho. De repente, se alegra com o privilégio de ser um cidadão dos EUA.

  Coreia do Norte ameaça EUA e diz que país está 'pedindo por guerra'

5. All Together

No meio da segunda guerra mundial, os EUA e o Canadá pediram para os cidadãos uma ajuda para pagar a guerra. Alguém poderia comprar um bônus de guerra no valor de US$ 25 por apenas US$ 18,75. Foi uma situação vantajosa para todos, porque isso significava que as pessoas podiam investir, lucrar e ajudar seu país ao mesmo tempo.

O cartaz do título de “All Together” mostra as bandeiras britânicas e canadenses misturadas, seguido por uma variedade de personagens da Disney marchando em um desfile juntos. Apesar de virem de filmes diferentes, como o título sugere, os personagens da Branca de Neve, Pinóquio e personagens clássicos como Mickey, Pateta, e o resto da turma são “Todos Unidos”, segurando bandeiras e incentivando os telespectadores a ajudarem a vencer a guerra. Publicando cinco bônus de guerra pelo preço de quatro, este comercial encoraja os canadenses a investir, porque poderia ajudá-los a vencer a guerra. “Você serve salvando. Mantenha seu dinheiro lutando, até que a guerra seja ganha. ”

4. Donald Gets Drafted

Este desenho animado curto começa com Donald andando por pôsteres de propaganda do Exército dos EUA encorajando homens a se juntar ao exército – junto com uma música chamada “O Exército Não é Mais o Exército”, retratando como a vida de um soldado é cercada de mulheres bonitas e como ele garante o respeito da sociedade.

  Os 20 candidatos com os nomes mais bizarros das eleições de 2016

Donald corre para o escritório de redação e se inscreve para fazer parte da Força Aérea dos EUA. Ele explica suas qualificações para o oficial de recrutamento, mas não é uma tarefa fácil, já que eles não vão aceitar qualquer um. Donald é submetido a um exame físico embaraçoso realizado por vários médicos, que encontram problemas com os resultados físicos e psicológicos, mas decidem passar ele de qualquer maneira. Donald está desapontado por não poder voar na Força Aérea. Ele é forçado a ser obediente, mesmo em situações extremamente desconfortáveis, como ficar parado em cima de um formigueiro onde existe várias formigas perigosas. No final, Donald é forçado a descascar batatas para a cozinha e nunca segue o seu sonho de fazer parte da Força Aérea.

3. Donald’s Decision

A Disney fez mais uma propaganda de bônus de guerra, mas desta vez, segue o Pato Donald, e ele aprende a investir. Ele concorda que é uma ótima ideia, mas preguiçosamente diz que vai adiar até mais tarde. Este desenho animado usa o cenário clássico de lutar com a consciência: um anjo e um diabo em cada ombro. O anjo diz a Donald que leve seu cofrinho para o correio e invista imediatamente, enquanto o diabo sai de uma caixa de correio, incentivando Donald a gastar seu dinheiro com ele mesmo.

A bandeira da caixa de correio gira para revelar uma suástica, se você prestar muita atenção. Esta mensagem não tão sutil diz que se você não investir em bônus de guerra, você também pode estar investindo nos nazistas. Até o final do desenho animado, o anjo mata o diabo, e Donald carrega o seu cofrinho até a estação dos correios para investir suas economias em bônus de guerra. Há um texto no final do desenho, dizendo: “Gastar menos, comprar mais, e mais Cinco Para Quatro”.

  Arqueólogos desvendam um dos grandes mistérios das Pirâmides do Egito

2. Commando Duck

Neste desenho de 1944, o Pato Donald está prestes a pular de paraquedas no território inimigo que fica no Japão. Ele está tremendo de medo antes de saltar. Como ele está fazendo o seu caminho para a base militar, os atiradores japoneses começam a atirar em Donald, mas eles são tão educados que se distraem curvando-se uns aos outros e pedindo desculpas. Finalmente começam a disparar contra ele, mas suas balas são tão pequenas, que Donald as confunde com picadas de mosquito.

O bote salva-vidas de Donald começa a encher-se, com a água escorrendo de uma cachoeira. Assim, na forma ridícula dos desenhos animados, continua crescendo e crescendo em uma gigante bola de água. Donald começa a correr para salvar sua vida do bote que vai enchendo cada vez mais. Finalmente, a grande bola é estourada, fazendo a água correr em um cânion onde os japoneses estavam mantendo seus aviões. Ao final do desenho animado, Donald escreve uma carta dizendo que o inimigo está “lavado”. Ele não tem mais medo e meio que encolhe os ombros, como se dissesse: “Isso foi fácil”. Obviamente, isso é um golpe nos japoneses, dizendo que eles não eram uma grande ameaça para os Estados Unidos, com armas desatualizadas e uma cultura geral de paz e cortesia.

1. Education for Death: The Making of the Nazi

Este curta-metragem animado resumiu a situação das pessoas que viviam na Alemanha Nazista. Começa com o nascimento de Hans, com os seus pais alemães registrando-o com o governo nazista. Ele é um menino doce e inocente na escola primária que fica doente muitas vezes, o que faz sua mãe ter um constante medo de que ele morra por eutanásia. Os professores nazistas de sua escola criticam-no por sua fraqueza e, com o tempo, ele se torna amadurecido pela sociedade e começa a se conformar às expectativas para sobreviver.

  Cientistas descobrem em quais momentos do sono o aprendizado é possível

Logo, Hans cresce para ser perfeitamente um obediente soldado nazista. Walt Disney queria claramente fazer este filme como um lembrete do que, mesmo que os alemães fossem os grandes inimigos na época, não era culpa deles. Os jovens hitlerianos receberam uma “lavagem cerebral”, e precisamos lembrar que eles eram humanos, assim como nós. No final deste desenho, é mostrado um cemitério de milhares de soldados nazistas e termina dizendo que sua educação acabará por levá-los a serem usados como marionetes marchando em direção a suas mortes.

 

FONTE



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com