Quais os problemas de se fazer uma dieta vegana de forma errada?

0

Cada vez mais pessoas aderem a uma dieta vegana em todo o mundo e os motivos podem ser desde convicções pessoais até a tentativa de uma vida mais saudável. Porém, independente do que leva as pessoas a adotar o veganismo, é preciso que tudo seja feito da forma certa, para que a nova dieta não causa mais problemas do que benefícios ao corpo.

Retirar completamente da dieta qualquer alimento de origem animal provoca alguns efeitos no corpo a curto, médio e longo prazo. É o que explica a professora de nutrição e dietética Sophie Medlin, do King’s College em Londres, Reino Unido, em um texto sobre os efeitos da dieta vegana.

Segundo Medlin, nas primeiras semanas sem carne a tendência é que a pessoa se sinta melhor, mais pela ausência de alimentos processados, do que pela ausência de proteína animal em si. O intestino tem seu funcionamento alterado para melhor ou para pior, dependendo do indivíduo, devido à maior quantidade de fibras que passam a ser ingeridas através de vegetais.

Já no período que varia de 3 a 6 meses de dieta vegana, o corpo começa a sofrer deficiência de vitamina D, que é encontrada em sua maioria em carnes, peixes e laticínios. Medlin explica a importância dessa vitamina para o corpo. “A vitamina D não é totalmente compreendida, mas é essencial para manter ossos, dentes e músculos saudáveis e sua deficiência tem sido associada a câncer, doenças cardíacas, enxaquecas e depressão”, escreveu a nutricionista.

Nesses casos, talvez seja ideal buscar algum tipo de suplemento vitamínico.

Anos depois

Com o passar dos anos, quem aderiu à dieta vegana precisa tomar maiores cuidados em relação às vitaminas que geralmente são obtidas de alimentos de origem animal. É o caso da vitamina B12, essencial para o sangue e terminações nervosas e cuja ausência pode levar a problemas maiores.

Outro item que deve ser levado em conta é o cálcio. Medlin explica que esse mineral só é absorvido via alimentação pelo corpo até meados dos 30 anos, depois disso os ossos passam a atuar como reservas de cálcio. Por isso, principalmente para os mais novos, é importante consumir muito cálcio, pois ele vai fazer falta lá na frente.

A dieta vegana possui inúmeros benefícios, mas é preciso que ela seja bastante balanceada e que suplementos sejam adicionados quando necessário.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com