Qual é o tamanho da internet?

0

A internet é gigante. Segundo informações do site de tempo real Internet Live Stats, a cada segundo, cerca de 6 mil postagens são feitas no Twitter, mais de 40 mil buscas do Google são feitas e mais de 2 milhões de e-mails são enviados. Com tantos dados gerados simultaneamente e com a extrema velocidade de sua evolução tecnológica, fica muito difícil prever como será a internet no futuro.

Mas estas estatísticas dão, apenas, uma pista do tamanho da internet. Em setembro de 2014, existiam um bilhão de sites na web – um número que oscila a cada minuto à medida em que páginas nascem ou deixam de existir.

Há, ainda, o conteúdo da deep web, que não é indexado por mecanismos de busca, como o Google. Um conteúdo que pode ser tão inócuo como um banco de dados online ou tão secreto como fóruns de mercado negro.

Dados sobre a internet

teclado-internet-computador

De acordo com o site World Wide Web Size, estima-se que cerca de 4,66 bilhões de páginas existam na internet no mês de março de 2016. A conta só considera sites da web tradicional – ou seja, nada de deep web;

Uma pesquisa publicada em 2014, na Supercomputing Frontiers, estima que a capacidade de armazenamento da internet é de 1024 bytes, ou 1 milhão de exabytes. Um byte é, por exemplo, um caractere em uma das palavras que você está lendo agora. Um exabyte é 1 bilhão de bilhões de bytes.

Veja também:   Polícia Federal diz ter tecnologia para identificar usuários da dark web

Segundo a Visual Newtorking Index, a web está na “era do zettabyte”. Um zettabyte equivale a um sextilhão (1.000.000.000.000.000.000.000) de bytes, ou seja, um milhão de exabytes – ou 36 mil anos de vídeos em alta definição. O número deve aumentar para 1,1 zettabytes por ano no fim de 2016. Para 2019, são esperados 2 zettabytes por ano.

O que acontece na internet em um minuto?

Um recente infográfico divulgado pela Intel mostra o que acontece na web em um minuto. Entenda:

  • 638,800 gigabytes de arquivos são transferidos;
  • Seis novos artigos são publicados na Wikipédia;
  • 20 pessoas se tornam vítimas de roubo de identidade;
  • 47 mil aplicativos são baixados;
  • 204 milhões de e-mails são enviados;
  • 1,3 mil novos usuários entram em plataformas mobile;
  • US$ 83 mil em novas vendas são registrados pela Amazon;
  • 100 novas contas são registradas no Linkedin;
  • 20 milhões de visualizações em fotos são registradas no Flickr;
  • 100 mil novos tweets são publicados no Twitter;
  • 277 mil pessoas fazem login no Facebook – e seis milhões de visualizações são registradas na mídia social;
  • 2 milhões de buscas são registradas no Google;
  • 1,3 milhão de vídeos são visualizados no YouTube – e 30 horas de vídeo são disponibilizadas.

Capacidade de comunicação

internet-nyan-cat

Um artigo na revista Science, de 2011, estima a capacidade de comunicação da internet em 3 x 1012 kilobits por segundo. É a capacidade de hardware, não a informação que pode ser transferida.

Em 2012, um dos hackers do Anonymous mediu o tamanho da Internet a partir do número de IPs (protocolos de internet) existentes e em uso. Segundo a estimativa, cerca de 1,3 bilhão de IPs existiam em 2012.

Veja também:   A história do papa que escreveu um livro erótico no século 15

Internet física

É possível mensurar, também, o tamanho físico da internet. Segundo pesquisadores, seriam necessários 2% da Floresta Amazônica para fazer o papel que pode imprimir toda a internet, incluindo a deep web. Seriam necessárias 1,36 x 1011 páginas para botar tudo isso em folhas.

A impressão em texto, porém, não colocaria a quantidade de dados não-textuais na internet. Há, por exemplo, vídeos, que ocupam cerca de 3 mil petabytes por mês. Um petabyte equivale a um milhão de gigabytes.

E então?

É tudo muito louco – e muito novo. Os números ajudam a dar uma noção, mas não dão uma resposta definitiva. A internet está em expansão contínua e não é uma tarefa fácil mensurar o seu tamanho. Além disso, existem várias formas de interpretação de dados. No entanto, conforme destacado por Martin Hilbert, professor de comunicação na Universidade da Califórnia, estamos passando da era da informação para a era do conhecimento.

Leia também:
Facebook: 8 truques e easter eggs da rede social



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com