Quem dorme cedo tem maiores chances de viver mais tempo, diz estudo

0

Com as várias distrações que temos hoje, como filmes, séries, games e nossos próprios smartphones, muita gente está abrindo mãos de algumas horas de sono todos os dias. Mas talvez seja melhor você mudar esse hábito: uma pesquisa feita no Reino Unido e nos Estados Unidos garante que quem dorme cedo a noite tem maiores chances de viver por mais tempo.

O estudo, conduzido pela Universidades de Northwestern, nos EUA, e de Surrey, no Reino Unido, comprovou que quem dorme mais cedo tem maior disposição para acordar pela manhã, além de ter mais chances de viver mais tempo do que aqueles que abrem mão de algumas horas de sono.

Os pesquisadores conversaram com cerca de 433 mil pessoas, que precisaram descrever alguns de seus hábitos durante cada um dos períodos do dia. Além disso, também tiveram de informar se eram pessoas definitivamente matutinas, matutinas moderadas, noturnas moderadas ou definitivamente noturnas.

Após coletarem os dados dos participantes, os pesquisadores também analisaram a probabilidade dos indivíduos falecerem em até seis anos e meio, além de levarem em conta as mortes que, de fato, aconteceram nesse meio tempo.

Com todas as informações em mãos, os pesquisadores das duas universidades constataram que as pessoas que se descreveram como definitivamente noturnas tinham um risco 10% maior de morrer que aqueles que afirmam ser indivíduos matutinos.

  Mulher é engolida por cobra píton de 7 metros na Indonésia

Se já não bastasse esse dado um pouco preocupante, a pesquisa também apontou que quem dorme mais tarde está mais propenso a apresentar níveis elevados de diabetes, doenças e distúrbios mentais.

“Devemos permitir que indivíduos noturnos entrem e saiam do trabalho mais tarde, em locais que seja possível. E precisamos de mais pesquisas sobre como podemos ajudar essas pessoas a manterem o relógio biológico ajustado com o horário do Sol”, disse um dos responsáveis pela pesquisa.

Já está disposto a tentar mudar seus hábitos e ir dormir mais cedo? Algumas dicas dadas pelos pesquisadores são: se expor à luz da manhã e diminuir a luminosidade durante a noite, adotar um horário para ir para a cama, escolher um estilo de vida saudável e não deixar pra fazer tarefas tarde da noite.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com