Ranking revela os países que mais consomem café no mundo; saiba a posição do Brasil

0

O café é uma das maiores tradições do Brasil, o que nos faz pensar que somos o país que mais consome a bebida. Um ranking mostrou que não é bem assim.

Embora os grãos brasileiros figurem entre os melhores produzidos em todo o mundo, ainda estamos bem atrás em relação a quantidade de café consumido, perdendo para alguns países bastante improváveis na arte do “cafezinho”.

De acordo com a lista, elaborada pela Organização Internacional do Café, órgão responsável por fomentar e divulgar o consumo da bebida, estão na Europa os maiores consumidores no mundo, mais especificamente na Escandinávia.

A grande campeã é a Finlândia, que consome cerca de 12 quilos de grão de café por ano para cada habitante. O “pódio” se completa com a Noruega e a Islândia, com 9,9 e 9 quilos cada, respectivamente.

A Dinamarca na quarta posição e a Suécia na sexta mostram o quanto a nossa bebida, considerada tão “brasileira” pelos próprios brasileiros, é apreciada nos países escandinavos e europeus em geral. Dos 25 primeiros colocados, 21 são do Velho Mundo.

Fora da Europa, o maior consumidor é o Canadá, com 6,5 quilos de grãos per capta, em décimo lugar. O Brasil alcança um humilde 14º lugar no ranking, com apenas 5,8 quilos per capta, em um empate técnico com a Eslovênia, o 15º país.

Confira a lista completa:

  1. Finlândia
  2. Noruega
  3. Islândia
  4. Dinamarca
  5. Holanda
  6. Suécia
  7. Suíça
  8. Bélgica
  9. Luxemburgo
  10. Canadá
  11. Bósnia e Herzegovina
  12. Áustria
  13. Itália
  14. Brasil
  15. Eslovênia
  16. Alemanha
  17. Grécia
  18. França
  19. Croácia
  20. Chipre
  21. Líbano
  22. Estônia
  23. Espanha
  24. Portugal
  25. Estados Unidos

O café e a Escandinávia

O fato dos países da Escandinávia serem os maiores consumidores de café pode parecer estranho, mas tem sentido.

Situados no extremo norte da Europa, esses países possuem um clima muito frio e as regiões mais ao norte podem ter menos de 3 horas por dia de Sol no inverno.

Dessa forma, o café é o grande aliado de quem precisa ficar aquecido e principalmente, acordado.

No caso da Finlândia, o amor pela bebida é ainda maior. Ela é consumida em todas as refeições e pausas para o café no trabalho são previstas em lei.

Existem palavras e expressões diferentes para cada momento de se beber café e recusá-lo é considerado uma ofensa.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com